Padre Anderson, acompanhado dos fieis, durante o último dia da Novena
Foram nove sextas-feiras consecutivas recheadas de momentos de fé e devoção em louvor a Nossa Senhora Desatadora dos Nós. A novena deste ano, promovida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Bandeirantes, foi encerrada na sexta-feira, 26 de julho, perante um público de aproximadamente 5 mil pessoas.
Para falar sobre o encontro religioso, O Imparcial conversou com o Padre Anderson Mingatos, Pároco do local, que falou sobre a participação dos fieis, graças alcançadas, dentre outros assuntos. Confira.
Jornal O Imparcial: Qual o balanço que o Senhor faz da Novena neste ano?
Padre Anderson Mingatos: Esta Novena tem sido para a nossa cidade, e também para toda região, um verdadeiro “Encontro com Deus”. Uma das grandes missões da Igreja Católica é proporcionar o encontro com a Pessoa de Jesus Cristo. Nestes dias, tivemos a oportunidade de tocar, sentir Ele muito perto de nós. Muitos que aqui vieram se apaixonaram ainda mais por Ele. E apaixonar-se por Ele é comprometer-se com o seu Reino e com a sua Igreja. Foram momentos únicos! Tivemos a graça de deitar no colo do Senhor e experimentar a sua ternura, o seu carinho e o seu amor.
Jornal O Imparcial: Como foi a participação dos fieis em relação ao ano passado?
Padre Anderson Mingatos: Este ano surpreendeu nossas expectativas! Tivemos a participação de aproximadamente cinco mil pessoas, a maior até hoje. O que me admira é que o próprio povo faz a propaganda, é um trabalho de formiguinha, pois nós não fazemos nem cartaz impresso. Usamos as redes sociais como meio de divulgação e, na semana passada, compartilhamos um vídeo feito por alguns jovens de nossa cidade, que obteve mais de mil compartilhamentos e 27 mil visualizações. Inclusive, todos podem acompanhar as fotos e vídeos na nossa página do facebok “Desatadora Monte Alto”, e durante todo ano, nossos jovens da “Fraternidade São Felipe Neri”, irão jogar músicas e pregações para auxiliar na evangelização.
Jornal O Imparcial: Porque o Senhor acha que o público/fieis só aumenta a cada ano que passa?
Padre Anderson Mingatos: Esta novena atrai muita gente por vários motivos. Um deles é a simplicidade, porque aqui não temos nada de extraordinário, muitos que aqui chegam sentem isso e nos dizem que acaba ajudando-os a rezar! A outra coisa é a Espiritualidade. Poucos sabem disso, mas um mês e meio antes da novena, todas as pastorais e movimentos de nossas comunidades estavam rezando intensamente pela novena! Ouve uma grande preparação, não só das coisas práticas, mas das espirituais, rezamos muito para nos abastecer da graça de Deus. Aí está o segredo: nos preparamos espiritualmente. Um outro motivo é o canto, pois as músicas são muito bem escolhidas e as trabalhamos durante a novena, explicamos, vamos entendendo o sentido das palavras e as pessoas vão aos poucos cantando com convicção e isso as tocam. Outro motivo são os nós, pois quem é que não tem nó para ser desatado na sua vida? Todos têm! Muitas vezes isso nos amarra e nos atrapalha. Nossa Senhora nos ajuda a desatar. Mais um motivo que atraí é ela: a Mãe de Jesus! Não é a toa que a Bíblia diz que ela é “a bem-aventurada”,” a bendita entre as mulheres”. O Senhor realizou nesta mulher maravilhas! Nós, como católicos, sempre tivemos um carinho muito especial por Maria! Aqui somos contagiados pelo carinho de mãe, é no colo dela que encontramos as forças necessárias para não desistir da vida, é no colo dela que encontramos a docilidade e a paz!
Jornal O Imparcial: Antes da realização da novena deste ano, cogitou-se trocar de lugar. Existe algo pensado sobre isso para o próximo ano?
Padre Anderson Mingatos: Até cogitamos! Uma das maiores preocupações nossa era o tempo. Estamos vivendo num ano atípico com chuvas a qualquer hora e momento, e a nossa missa é campal, então a troca do lugar era para acolher melhor nosso povo; mas na hora que começamos a falar da mudança, muitos não aceitaram, sinto que isso foi até providencial! Quando voltamos para cá, parece que colocamos “lenha na fogueira”, as pessoas vibravam de alegria. Umas das coisas mais lindas do povo de Monte Alto é o sentimento de pertença pelo local. Aqui é a casa de Nossa Senhora, foi este lugar que Deus escolheu há mais de trinta e cinco anos para manifestar a sua gloria! É por isso que vamos continuar aqui!
Jornal O Imparcial: Quais comentários o senhor recebe dos fieis que participaram da Novena?
Padre Anderson Mingatos: Muitos chegam até nós para partilhar as maravilhas que Deus realizou através de sua Mãe. Muitos sinais, milagres e graças são alcançadas. Um dos grandes sinais é a conversão: as pessoas mudam de vida, muitos que estavam afastados da Igreja voltam, vem procurar principalmente o sacramento da confissão! Temos relatos de curas físicas e espirituais! Jesus liberta o ser humano por inteiro e isso experimentamos aqui.
Jornal O Imparcial: O Senhor tem algum agradecimento em especial?
Padre Anderson Mingatos: Já faz quase quatro anos e meio que estou aqui em Monte Alto e umas das coisas que mais me encanta neste povo é a fé. Monte Alto é uma cidade católica, representando 70% da população. É um povo de uma fé simples. Quero agradecer a todos aqueles que vieram prestigiar estes momentos que tivemos, foram noites que marcaram a nossa história. De modo particular, quero agradecer a minha comunidade, um pessoal maravilhoso. Aqui temos uma liderança muito forte, nosso povo não tem medo de arregaçar as mangas para o trabalho. O Padre não está sozinho, somos uma comunidade unida!
Jornal O Imparcial: Qual sua mensagem final para os devotos que acompanharam toda essa novena? E para aqueles que não puderam ir?
Padre Anderson Mingatos: Queridos filhos, esta novena foi ainda mais linda porque vocês não mediram esforços para participar. Nós tivemos a oportunidade de experimentar, já aqui na terra, as realidades do céu. Foi gratificante! A você que não veio, queremos convidar para experimentar esta grande dádiva de Deus nos próximos anos. Deus lhe abençoe e que Nossa Senhora possa vos ajudar sempre!