Depois de um mandato de dois anos, edil se despede do cargo no dia 1º de dezembro
Vereador se despede da presidência do Legislativo montealtense
Na próxima segunda-feira, dia 1º, está marcada a última sessão ordinária da Câmara de Monte Alto em 2014. A sessão marca também, de forma oficial, a despedida do vereador Francisco Lucente como presidente da Casa encerrando seu mandato de dois anos, caso não haja nenhuma sessão extraordinária ainda neste ano.
“Tio Frank” conversou com a reportagem d’O Imparcial, falou sobre seu trabalho à frente do Legislativo montealtense, pontos altos desse período, bem como sua atuação como vereador.
Jornal O Imparcial: Foram confirmadas suas expectativas de quando você se tornou presidente?
Francisco Lucente: Eu tinha uma expectativa diferente quando fui eleito. Nesses dois anos eu vi que o dia a dia do presidente é complicado, pois tem que conciliar o papel de legislador com o de administrador. São necessários alguns meses para se adaptar à rotina, mas sei que dei o meu melhor e saio com a cabeça erguida. Como momento mais marcante desse período, aponto a sessão que foi definida a CPI contra a atual administração, pois era algo inédito em que eu participaria como vereador.
Jornal O Imparcial: Como define sua atuação?
Francisco Lucente: Sempre fui imparcial em minhas decisões, independente se o vereador votou em mim ou não. Trabalhei pensando no bem da cidade. Tive que tomar decisões políticas difíceis, mas sempre pensei politicamente e nunca no lado pessoal. Meu contato com o Executivo foi bom, colaborando sempre que achei necessário. Termino com a consciência tranquila e o sentimento de dever cumprido.
Jornal O Imparcial: Como foi o seu trabalho de vereador enquanto presidente?
Francisco Lucente: Estar à frente da Câmara não atrapalhou em nada o meu papel como vereador. Consegui verbas para o munícipio, bem como continuei atendendo à população independentemente da minha posição. Eu sinto que estou mais completo como político, após passar pela presidência, que me deu uma visão ainda maior do trabalho de legislador. Acredito que os vereadores devem incluir em seu currículo essa experiência.
Jornal O Imparcial: Como será escolhido o novo presidente?
Francisco Lucente: A escolha acontece na sessão desta segunda-feira, 1. O vereador interessado deve apresentar sua chapa (composta ainda por vice, primeiro e segundo secretários) até momentos antes da sessão. A votação é aberta e nominal.
Jornal O Imparcial: Por fim, deixe uma mensagem ao futuro chefe do Legislativo.
Francisco Lucente: Agradeço a todos os funcionários da Câmara pelo excepcional trabalho durante a minha passagem. A minha mensagem é que ele seja imparcial em suas atitudes, seja fiel ao seu mandato e tenha muita paciência, pois, dessa forma, conseguirá conciliar as atividades de vereador e de presidente.