Veredicto
Na década de trinta, o mafioso Al Capone, nos EUA, cometeu mais de trinta crimes no país com penas previstas em lei. A polícia e a justiça não conseguiram enquadrá-lo em nenhum ilícito, mesmo que seus crimes fossem notórios e abertos publicamente. Al Capone debochava da polícia e desafiava a lei, frequentando todos os locais públicos e viajava por todo o país, era um incentivo à criminalidade. A prisão dele passou a ser uma questão de honra para o governo federal. Al Capone finalmente foi preso e condenado à prisão em regime fechado. Ficou preso 10 anos na penitenciária de segurança máxima na Ilha de Alcatraz, que era uma fortaleza inexpugnável, da qual ninguém conseguia fugir. Capone morreu cumprindo pena, acometido por várias doenças respiratórias, devido a insalubridade da prisão. A história de Al Capone foi narrada nesse espaço, mesmo que seja conhecida e lendária, para mostrar que o governo brasileiro tem nas mãos uma arma semelhante a que condenou o gangster norte-americano, que foi pego na malha fina do Imposto de Renda, ele comprava bens e não declarava, porém, o sistema tinha como provar seu patrimônio ilícito pelo cruzamento de dados. O Estado Brasileiro tem, através da Receita Federal, como identificar a natureza do patrimônio de todos, cuja origem, o chamado pente fino tem poder de devassa sem ferir os direitos do cidadão e a constituição federal. Quem não tiver culpa, obviamente, não tem o que temer!
Maac
Na década de 60, dois empresários chegaram em Monte Alto para atuarem em vários segmentos comerciais, como lojas e empreendimentos imobiliários, até pequenas indústrias. Eles queriam um time de futebol profissional na cidade, que até então praticava apenas o amadorismo. Formaram um grupo de trabalho para pleitear a fundação do clube, que logo ganhou o nome de Monte Alto Atlético Clube. Foram a São Paulo para registrar o time na Federação Paulista. Retornaram frustrados, porque a cidade tinha pendências esportivas com aquela entidade, desde 1940, quando um clube futebolístico foi registrado e nunca saiu do papel, ficando as dívidas financeiras acumuladas com juros e correção. Para registrar o MAAC era necessário a quitação da pendência, como o valor era alto, os empresários, irmãos Capalbo, apelaram para o auxílio de um deputado amigos deles, Rogê Ferreira. Ele veio a Monte Alto, ficou hospedado na residência deles, tomou conhecimento do fato na íntegra e foi para Brasília, na Câmara Federal, casa que fazia parte, como deputado do Partido Comunista. Em uma semana ele retornou para nossa cidade, passando antes pela capital paulista, fazendo uma paradinha na federação paulista. Chegou em Monte Alto com a autorização para registrar o MAAC e sua respectiva diretoria. Depois de uma vistoria ao estádio municipal, pela federação paulista, o time que viria a ser um orgulho na cidade, estava pronto para disputar a segunda divisão de futebol profissional. Rogê Ferreira passou a ser considerado o deputado de Monte Alto.
Philos
Nicolo Machiaveli nasceu em 1469 e morreu em 1527, viveu no período que o Novo Mundo foi anexado à Europa, talvez o Brasil tenha sido o país que mais levou a sério o que o velho Nick preconizou. Nosso maquiavelismo político é exemplar!
Desquite
Até 1977, no Brasil existia a figura do desquite para a dissolução do casamento civil, no religioso católico o sacramento era indissolúvel. O desquite praticamente foi ignorado, quando a Câmara Federal com aval do Congresso, oficializou o divórcio. O divórcio foi proposto por vários deputados e senadores por mais de vinte anos e nunca foi aprovado, porque a maioria dos congressistas era da ala católica e obedecia à Igreja. Acontece que em 1977, dezessete anos após a mudança da capital federal, os congressistas tiveram que se mudar para Brasília, lugar que, segundo eles se encontrava o nada com local nenhum. As famílias dos congressistas que moravam no Rio, com praia e lazer à vontade, com toda mordomia proporcionada pelo Estado, como é até hoje, em Brasília, não foram à nova capital, ficaram no Rio permitindo ao chefe familiar residir nos apartamentos funcionais. Muitos deputados, a maioria que aprovou o divórcio, esqueceram logo da família original carioca e trataram de constituir novos lares com as namoradas. Era necessário legalizar a situação, porque duas famílias era um mau exemplo, que um parlamentar podia dar ao povo – logo, o divórcio foi a plenário e aprovado.
Panteão
A velha Grécia, que passou à história como uma reserva moral e berço político da igualdade de direitos civis e humanitários, vendeu uma imagem ao mundo que não tinha nada com a realidade vivenciada entre seus cidadãos. O Estado, que ainda não tinha o conceito pleno disso, era um privilégio das oligarquias plutocráticas, que pregava a guerra, nas quais morriam apenas a plebe. Assim o Estado Grego controlava a população sem usar a força, convocando os plebeus a defenderem a pátria, para que esta os protegessem. Os gregos, temerosos de sofrerem revoltas populares, trataram de inventar uma tal Democracia, que tornava todos com os mesmos direitos, menos igual era a mulher, o escravo e os estrangeiros de nascimento. Desde aquele tempo os refugiados eram tratados como invasores, embora fossem à Grécia para trabalhar, onde os gregos não colocavam as mãos.
Moeda
Depois da ditadura, em 1985, o Brasil passou por muitos planos econômicos com corte de zeros e emissão de dinheiro. A prática esgotou as celebridades que estampavam as cédulas de papel, que no plano real foi necessário decorar as notas com figuras de animais da nossa fauna.
Prato
Os frequentadores de restaurantes ignoram a falta de educação que existe no uso de palitos de dente na mesa ou em público. Educação e higiene, diga-se!