Empresário veio conhecer a produção de manga do município, líder no Estado
Sho Yamada acompanhado por Júlio Zacarin Neto e João Picolo
Ligado a empresas associadas de importação de manga do Brasil, o japonês Sho Yamada, esteve nesta semana em Monte Alto, após contato, via telefone, com o presidente do Sindicato Rural, João Paulo Rodrigues. O objetivo da visita foi conhecer a produção local e indicá-la para futuros importadores.
Acompanhado pelo secretário de Indústria e Comércio, Júlio Zacarin Neto e pelo vereador João Picolo, Yamada percorreu várias propriedades produtoras da fruta no município. Um dos locais visitados foi o sítio do produtor Hermes Pinhatti, que já é exportador de manga para a Europa.
Monte Alto é o maior produtor da fruta do Estado, dado confirmado por números obtidos junto ao Sindicato que apontam uma área produtiva de 6 mil hectares, onde estão plantados 1 milhão e 200 mil pés, os quais produzem 150 mil toneladas por ano de manga, com destaque para as variedades palmer, tommy e keitt.
RAÍZES – Por também ser de origem japonesa, o secretário e vereador licenciado, Júlio Zacarin fez questão de levar Sho Yamada no bairro rural Água Limpa para conhecer a pedra que antigamente servia de encontro para as famílias japonesas pioneiras, que vieram para a cidade no século 20. Para surpresa de Zacarin, ainda se encontram vivos membros da associação de japoneses que ergueram o monumento para homenagear os mortos. Yamada fez a leitura e tradução dos ideogramas do monumento, momento este, filmado por Júlio. “Mais uma contribuição para se preservar e desvendar a memória da colônia japonesa, que tanto ajudou no progresso da cidade. Vou entrevistar os imigrantes vivos, cujos nomes estão cravados no importante monumento”, afirmou.