Na quinta-feira, 31, o processo de revisão do Plano Diretor de Monte Alto avançou mais uma fase com a realização da primeira consulta pública sobre o tema. O secretário de Planejamento Urbano, Daniel Simiele, e membros da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) foram os responsáveis por mediar o encontro, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal.
O trabalho de revisão teve início há seis meses com um diagnóstico sobre o município e a elaboração de propostas pela equipe da FIPE.
Em seguida, foi disponibilizado um formulário, no site da Prefeitura Municipal, para que os munícipes possam apresentar suas propostas; a ferramenta está disponível até segunda-feira, dia 11. Os membros da Fipe destacaram a importância dos cidadãos fazerem suas propostas e registrarem no formulário disponibilizado.
As propostas apresentadas pelos membros da FIPE também estão disponíveis no site da Prefeitura, para que toda a população tenha acesso. Estas propostas são baseadas nos sistemas de Mobilidade Urbana e Cicloviário, Macrozonas, Parcelamento do Solo, Parâmetros de Ocupação, Definição de Recuo, Usos Permitidos (residências e não-residenciais), entre outros.
Um dos principais assuntos abordados pela Consulta Pública foi a questão do recuo frontal e lateral na construção de estabelecimentos comerciais. A proposta apresentada, pelos membros da FIPE, prevê a eliminação do recuo, com uma taxa de ocupação do lote de 70%. Empresários presentes disseram que o recuo prejudica as atividades e deixa o estabelecimento comercial menos visível para o consumidor. Eles reivindicam, também, que a taxa de ocupação do lote seja maior.
Daniel Simiele disse que esta e outras reivindicações que foram apresentadas serão analisadas. De acordo com o secretário, a segunda consulta pública está marcada para o dia 27 de novembro, às 18h, também na Câmara Municipal.
Marcaram presença os vereadores José Claudio Inforçatti, Thiago Durigan, Thiago Cetroni, Mauro Cavaletti, Marcos Manzotti e Murilo Jácomo; representantes do Poder Executivo; empresários dos setores comercial e industrial; agricultores; loteadores; representantes de entidades; os ex-vereadores José Francisco Alves Lopes (Dr. Fran) e Aparecido Augusto Marcelo; o vereador eleito João Picolo, entre outros.
Os munícipes que não puderam estar presentes ou que não acompanharam pela internet podem acessar o Facebook ou o canal do Youtube da Câmara Municipal para assistirem o vídeo completo.