Por Diário da Região
Está circulando em grupos de WhatsApp uma mensagem que informa que os radares de velocidade instalados na rodovia Washington Luís “irão começar a registrar multas partir de amanhã”, sem especificar a data.
A concessionária EcoNoroeste confirmou que a informação é falsa.
Também é mentira que os equipamentos fazem média da velocidade do radar anterior, multando condutores que chegarem ao segundo equipamento antes do tempo presumido.
“Nenhum desses equipamentos calcula a velocidade média ou realiza aferições antecipadas.
Atualmente, estão (os radares) em processo de homologação com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e, portanto, ainda não geram multas aos usuários”, informou a EcoNoroeste.
Ainda de acordo com a concessionária, os motoristas serão comunicados com sete dias de antecedência sobre o início da fiscalização de velocidade, o que ainda não ocorreu.
Equipamentos instalados
Radares de velocidade: São 45 pontos previstos no contrato de concessão da EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).
Todos possuem sinalização de velocidade estrategicamente posicionada e visível para alertar os condutores sobre sua presença e incentivar a redução de velocidade. Esses radares aumentam a segurança em áreas críticas.
Câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres): Sistema avançado de leitura de placas identifica cada veículo, registrando dados em tempo real. As câmeras OCR foram entregues à Polícia Militar Rodoviária (PMRv) para reforçar a segurança, auxiliando nas operações de fiscalização e controle de veículos em situação irregular.