Por G1
Após dias de calor acima da média no Sudeste, a primeira frente fria de outubro deve derrubar as temperaturas na região. O sistema, que começou a avançar na quarta-feira (2), deve trazer também chuvas e ventos fortes.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos três capitais devem ter quedas bruscas nas temperaturas (veja mais detalhes abaixo):
- Curitiba
- São Paulo
- Rio de Janeiro
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, comenta que, apesar da queda expressiva nas temperaturas, o alívio maior deve durar pouco dias.
“O refresco mesmo deve durar uns dois dias, mas depois os termômetros devem voltar as subir aos poucos”, analisa.
Luengo ainda comenta que a previsão indica que a próxima semana deve ser de temperaturas mais amenas.
“Devemos ter um meio termo, algo mais dentro do normal. Por enquanto, não tem um calor muito absurdo voltando”, prevê.
Além da diminuição nas temperaturas, a frente fria também deve trazer um pouco de chuva para parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), grande parte do Paraná, sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul devem registrar até 50 milímetros de chuva por dia. Os ventos devem ser intensos, chegando a 60 km/h.
Na quarta, a chuva se concentrou na faixa central do Paraná e na região central do Rio Grande do Sul. Foram registradas chuvas moderadas a fortes durante o dia.
Queda nas temperaturas
🌡️Com a chegada da frente fria, algumas capitais que vinham registrando altas temperaturas por causa da oitava onda de calor do ano, devem ter quedas bruscas nos termômetros.
Em São Paulo, por exemplo, a diferença deve ser de 13 graus. A máxima, que chegou a 36°C na quarta, não deve passar dos 23°C nesta quinta.
O Rio de Janeiro também deve ter uma queda significativa na temperatura. A capital carioca registrou recorde de calor na quarta, com a máxima atingindo quase 40°C e terá uma quinta de tempo bem mais ameno, com a máxima na casa dos 26°C.
O mesmo deve acontecer em Curitiba. A queda na capital paranaense deve ser de 12 graus, com a máxima não superando os 16°C, bem mais fresco do que os 28°C registrado nesta quarta.
Baixa umidade e onda de calor
Apesar do avanço da frente fria, a região mais central do Brasil ainda deve ter altas temperaturas e baixa umidade nos próximos dias.
Segundo o Inmet, boa parte de Minas Gerais, norte de São Paulo, extremo norte do Mato Grosso do Sul e sul de Goipas devem ter marcas 5°C acima da média nos próximos dias.
Já no caso dos baixos índices de umidade, o alerta é mais amplo e se estende de Minas Gerais até o oeste do estados do Nordeste, pegando também Goiá, leste de Mato Grosso e Tocantins.
Nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%.