Anvisa alerta sobre uso de medicamentos para obesidade antes de cirurgias com anestesia

Os remédios podem aumentar o risco de complicações pulmonares ao retardar a drenagem do estômago durante procedimentos médicos com sedação profunda.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta segunda-feira (16) um alerta sobre os riscos do uso de medicamentos agonistas GLP-1 em pacientes que passarão por procedimentos com anestesia ou sedação profunda. Esses medicamentos, como semaglutida, liraglutida, lixisenatida, tirzepatida e dulaglutida, extremamente utilizados no tratamento de diabetes e obesidade, podem retardar o esvaziamento do estômago, o que aumenta o risco de aspiração de conteúdo gástrico para os pulmões, resultando em complicações graves, como pneumonia.

A Anvisa orienta que profissionais de saúde verifiquem o uso desses medicamentos em pacientes que passam por cirurgias e adotem medidas preventivas para garantir que o estômago fique vazio antes da anestesia. Da mesma forma, os pacientes devem informar seus médicos sobre o uso desses remédios. Reações adversas devem ser notificadas pelo sistema VigiMed da Anvisa, disponível para o relato de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas.

Para mais informações, acesse: VigiMed .

Registrando

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no

ALERTA DE GOLPE

A psicóloga Silvana Salgado, esposa do médico, Dr. Guilherme Salgado, entrou em contato com o jornal O Imparcial pedindo ajuda

CAMPANHA DE INCLUSÃO

Nesta segunda-feira, 15, a equipe da Ollor Color, empresa voltada a produtos capilares e cosméticos, anunciou uma nova campanha de