Entre 30 de agosto e 10 de setembro, o Distrito de Aparecida viveu dias de festa em honra à sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Montesina. A extensa programação incluiu Novena em louvor a Santa, além de missas dedicadas aos enfermos e aos peregrinos.
Enriquecendo ainda mais as celebrações, sacerdotes de paróquias de cidades vizinhas foram convidados a colaborar com as reflexões, que neste ano foram voltadas ao tema “Com a Virgem Montesina, aprendendo a rezar ao Pai”.
Especialmente no último domingo, 8, dia dedicado à Santa, milhares de fiéis lotaram as ruas do Distrito para acompanhar a solene procissão com sua veneranda imagem. Procissões também aconteceram na segunda, 9, e domingo, 10 de setembro, em homenagem a São Sebastião e ao Espírito Santo.
Um dos momentos mais marcantes da festa em homenagem à Virgem Montesina é a tradicional e histórica peregrinação. Neste ano, como de costume, grande número de devotos percorreram o trajeto entre os dias 6 e 8 de setembro. Quem percorreu os quilômetros até o Santuário encontrou pontos de apoio pelo caminho, os quais ofereceram água, suco e lanche aos romeiros, além de serviços de saúde.
Reunindo grande público no Pavilhão de Festas “Dr. Aurélio Nardini”, a festa social teve seu encerramento também na terça-feira, 10, com show da dupla sertaneja Matão & Matheus. Ao longo da programação, a quermesse foi marcada por atrações musicais para todos os gostos e pratos culinários tradicionais.
ESTATÍSTICAS GCM – Conforme informações divulgadas pela Guarda Civil Municipal, nenhuma intercorrência foi registrada durante toda a 176ª edição da festa. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram realizando patrulhamentos preventivos de forma ininterrupta durante todos os dias.
As estatísticas divulgadas sobre o trabalho das forças de segurança apontam 37 patrulhamentos preventivos, 15 fiscalizações e policiamentos, uma infração de trânsito, cinco averiguações e uma orientação a ambulante.
“O resultado da Operação Montesina foi o esperado graças ao trabalho integrado das forças de segurança e demais órgãos municipais, juntamente com a conscientização e cooperação de todos os romeiros, festeiros e comerciantes que cumpriram com seus deveres”, ressaltou o comandante AntonioMiranda em nota emitida pela corporação.