COZINHA
Descasque mais (Frutas). Desembale menos (industrializados).
PHILOS
Por que o elefante é grande, cinza e enrugado?
Porque se fosse pequeno, branco e redondo seria uma aspirina.
CONTRAMÃO
Em 1962 a Rua do Comércio, futura Nhonhô Livramento, mudou de mão, era no sentido Calabria/Cica e passou no sentido oposto Cica/Calabria, até no velho Pau d’alho. No antigo trajeto a jardineira do Pitelli dominava o “pedaço”. Saia do restaurante do Abril e seguia o trecho, parando de duas a três vezes cada quarteirão, levando gente, mala e galinhas, ganhava a rodovia até Vista Alegre do Alto entre 20 e 50 quilômetros por hora.
JUSTIÇA
No ano de 1975, um comerciante foi denunciado à polícia pelos vizinhos por agredir o pai de 80 anos, cada vez que o visitava como cuidador. A polícia prendeu-o em flagrante. Conduzido à delegacia confessou o crime, alegando que o pai era violento verbalmente. Foi solto sob fiança e respondeu em liberdade. No julgamento o juiz condenou-o a prestar serviços comunitários, especificamente prestar serviço no Asilo São Vicente de Paulo, uma vez por semana, realizando tarefas internas como cuidador dos velhinhos, como higiene pessoal, banho e demais cuidados íntimos. Teria que cumprir a pena durante um ano, comprovando a realização com um atestado assinado pela encarregada da instituição, que encaminharia através da polícia o comprovante do trabalho feito. Caso o filho faltasse à pena imposta, seria preso em regime fechado.
Foi uma das penas mais justas até então aplicada nesse tipo de delito – além de servir de exemplo à sociedade e a quem cometer crime igual.
PROVOCA
O comunicador de TV, Marcelo Tas, apresentou vários programas durante sua carreira, atualmente apresenta o programa de entrevista na TV Cultura, Provoca. Marcelo Tas é o Marcelo Tristão Athaide de Souza (Tas).
PÃO- DURO
Depois que o estádio Mario Filho (Maracanã) foi inaugurado no Rio de Janeiro, as imediações ganharam um movimento grande de pessoas exercendo várias atividades de pequenos comércios e pedintes de todo o tipo, garantindo a féria do dia com os visitantes do então maior estádio esportivo do mundo.
Entre os frequentadores fixos havia um senhor que não perdia um dia de estar na rua pedindo apenas um pão-duro. Claro que ninguém tinha pão duro para dar-lhe, ele ganhava de tudo, bolacha, salgado, doces e é, claro, uns trocados.
Quando ele morreu descobriram que era prioritário de vários imóveis. Foi o pedinte mais rico do Rio e perpetuou o famoso pão-duro, a expressão foi dicionarizada. Ganhou o Brasil!
BAR PINGUIM
Nos anos cinquenta os jovens mais abastados de Monte Alto e cidades vizinhas faziam passeios em Ribeirão Preto, concentrando o passeio no Bar Pinguim, famoso em todo o Estado. Entre os visitantes assíduos estavam três jovens conhecidos na cidade. Acreditaram que Monte Alto poderia ter um bar semelhante ao pinguim ribeirãopretano. Alugaram um imóvel e montaram o estabelecimento, que logo se tornou o ponto político local. Uma referência para as discussões de candidatos a prefeito e vereador.
O Pinguim fechou no final dos anos 60, era famoso pelo chope de qualidade. Como o de Ribeirão Preto pela fama do chope, os fregueses diziam que o chope era encanado diretamente da fábrica Antártica, o que garantia a pureza e o sabor inigualável, o de Monte Alto tinha o chope do depósito especial do Cafola, o maior distribuidor de bebidas local.
BALCÃO
Entre os anos 50 e 60 o comércio de Monte Alto ganhou um impulso pelo movimento agrícola e industrial da cidade. Além de lojas de rede, vários estabelecimentos particulares foram sediados nas ruas centrais da cidade.
A concorrência era acirrada, uma guerra entre as lojas para saber qual vendia mais. Os vendedores (balconistas) participavam da disputa “laçando” a clientela na rua. As lojas orientais (sírios, libaneses, armênios) marcaram presença no ramo de tecidos e secos e molhados.
Para provocar a concorrência, os vendedores lojistas faziam pacotes fantasmas de produtos volumosos (travesseiros, por exemplo) e mandavam os entregadores levarem pelas ruas sempre passando em frente da concorrência, carregando os pacotes no ombro como se o volume pesasse o dobro.
REMOTO DIGITAL
Na década de 80 o mercado lançou o aparelho de televisor com controle remoto. Não era mais necessário levantar-se para mudar de canal ou trocar o volume. A TV Globo resistiu algum tempo até colocar a publicidade do remoto no ar. Como o canal era o mais assistido o telespectador deixava na Globo e durante o dia todo permanecia no canal para não ter o trabalho de levantar-se do sofá para mudar. Com o controle remoto não precisava.
CABIDEIRO
O cliente entra no consultório do médico reclamando de dores nas costas. O doutor manda ele entrar no biombo, tirar a roupa e pendurar no cabide. Como demorou cerca de 10 minutos para ele voltar, o médico resolveu ver o que estava acontecendo. Assim que ele abriu a porta do biombo viu o cliente pendurado peladão no cabide com a roupa sobre a cadeira.