Em greve desde julho, servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) decidiram na quarta-feira, 21 de agosto, dar continuidade à greve no órgão. Entre as reivindicações da categoria estão reajuste salarial digno, melhores condições de trabalho e valorização profissional.
As reivindicações dos servidores são relacionadas a um acordo de greve de 2022 que, segundo o sindicato da categoria, não está sendo cumprido. Naquele ano, as atividades do INSS foram paralisadas por 62 dias.
No início de agosto, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) chegou a apresentar duas propostas para tentar encerrar a greve. Porém, a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) afirmou que ambas não atenderam às exigências sobre a reestruturação de carreira solicitada pelos servidores.
As propostas incluíam um reajuste salarial e a incorporação de gratificações laborais. A federação aponta, no entanto, que o reajuste oferecido é menor do que o acordado na greve de 2022 (de 43% em dois anos) e que não chegaria a todos os servidores.
A greve do INSS teve início no dia 10 de julho. Participam os servidores que atuam em agências do instituto e aqueles que fazem análise de benefícios, ou seja, os servidores que avaliam e concedem aposentadorias, pensões e auxílios.
Entre as pautas, também está a reestruturação da carreira. Por exemplo, a exigência de ensino superior para ingressar no cargo de técnico do seguro social e atribuições exclusivas para os servidores que compõem a Carreira do Seguro Social.
Segundo o INSS, 100 mil pessoas já deixaram de ser atendidas nas 1.572 agências do instituto durante a greve. Além disso, cerca de 4 mil perícias médicas precisaram ser reagendadas.
A fila de pessoas aguardando reconhecimento inicial de benefícios também cresceu, de acordo com o INSS. Antes do início da greve, mais de 1,3 milhão de brasileiros aguardavam para começar a receber benefícios. Hoje, a fila passa de 1,5 milhão – uma alta de 11%.
O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, disponível para download em celulares e para acesso via computador. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.