As obras de duplicação da Rodovia José Pizarro (SP-305) seguem avançando com a expectativa de serem entregues no primeiro semestre de 2025. Realizadas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), as intervenções ocorrem em um trecho de 4,9 quilômetros de extensão – dos kms 14,5 ao 19,4 – e compreendem pavimentação e sistema de drenagem em vários segmentos da pista, com implantação de sinalização provisória, antes da definitiva, além da construção de quatro dispositivos de acesso (trevos).
Contatado pelo O Imparcial, o DER atualizou sobre o andamento das obras. No trevo do Alvorada (km 15), estão em fase de conclusão os serviços de rebaixamento da pista e implantação de viadutos para iniciar a concretagem da laje e guarda-corpo. Já foram iniciados serviços de escavação da pista sob o viaduto.
No km 15,7 – trevo do Lanfredi – foi concluída a pavimentação da nova rotatória, com adequação para pista dupla e acesso à cidade. No momento, o trecho está com sinalização provisória.
No trevo do Bela Vista, a implantação das alças de acesso em direção a Monte Alto e ao bairro está em fase de conclusão, com rebaixamento e adequação da pista simples para pista dupla sob o viaduto. Também está prevista a construção de uma rotatória no entroncamento ao sistema viário urbano (mapa ao lado).
Entre o km 17,3 e 19,4 (trevo da Cica), nos acessos aos empreendimentos industriais, já foram iniciados os serviços de limpeza e terraplanagem para modernização do sistema de rotatória existente, com implantação de novo sistema viário onde também está prevista a implantação da pista dupla, marginais, dispositivos de cruzamento e ciclovia.
Sobre a implantação de galerias, o DER informou que: no km 17,1, a galeria está concluída; no km 16,3, está em andamento; e no km 18,5, em fase de finalização.
As obras têm um investimento estimado em R$ 85 milhões e são comandadas pela empresa Misorelli Palmieri LTDA, de São Paulo, convocada para os trabalhos após a desistência da empresa vencedora do processo de licitação.