Após a realização das convenções partidárias em Monte Alto, o cenário político para as eleições municipais de outubro já tem as suas principais definições. Vale ressaltar que após a escolha dos pré-candidatos e pré-candidatas em convenções, as legendas devem solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.
Dois pré-candidatos ao Executivo, e seus respectivos vices, foram oficializados para a corrida eleitoral. O nome da atual prefeita, Maria Helena Rettondini, foi confirmado à reeleição pelo PSD ao lado do seu também atual vice, Dr. Joaquim Roberto de Oliveira, pelo Republicanos.
Em apoio à chapa que busca a reeleição, além dos partidos dos pré-candidatos, se uniram os partidos Progressistas e Solidariedade.
A convenção do PT confirmou que o partido seguirá sozinho e não apoiará ninguém para o Executivo.
Do outro lado da eleição majoritária, foram oficializados como pré-candidatos Júlio Raposo (MDB) e Thiago Durigan (PL), como seu vice. Além dos partidos já citados, PSDB/Cidadania, Podemos, União Brasil, PSB e Avante também irão apoiar a chapa.
Durante as convenções, também foram anunciados 147 pré-candidatos para concorrer às 13 cadeiras do Legislativo (ver página 2), divididos entre os partidos da seguinte forma: PT com 6 pré-candidatos; Progressistas e União Brasil, com 9 para cada sigla; Podemos, PSDB/Cidadania e PSB, com 13 cada um; e Republicanos, PSD, Solidariedade, PL, MDB e Avante com 14 postulantes ao cargo. Dentre os nomes de pré-candidatos ao cargo de vereador, 11 tentarão a reeleição.