Conforme o calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais de outubro, teve início no último sábado, 20, o período para realização das convenções partidárias, que discutirão a formação das coligações e oficializarão as candidaturas para os cargos eletivos.
Em Monte Alto, os primeiros partidos a realizarem as suas convenções serão o Partido dos Trabalhadores (PT), junto à Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), às 19 e 21 horas de hoje, 26.
Também realizam suas convenções nesta sexta-feira, 26, o Progressistas, Republicanos e o Partido Social Democrático (PSD), às 19h, 19h30 e 20h30, respectivamente, e devem oficializar o apoio à reeleição de Maria Helena Rettondini.
Já a convenção do partido Solidariedade deve acontecer em 27 de julho, às 9h. No edital de convocação, constam na pauta: deliberação sobre coligação majoritária; escolha de candidatos a vereadores; sorteio dos números dos candidatos e escolha de nomes de urna; indicação de representantes de coligação/delegados; e assuntos gerais.
Os partidos União Brasil, PSB, Podemos, PL, MDB, Avante e Federação PSDB/Cidadania vão realizar suas convenções na próxima segunda-feira, 29 de julho, nas dependências da Câmara Municipal, às 18h.
Na ocasião, será realizada eleição, por voto direto e secreto, para escolha dos candidatos às eleições para o pleito de 2024, além de propostas de coligações com outras agremiações partidárias, sorteio dos respectivos números de candidatos e outros assuntos de interesse do partido.
O prazo para as convenções está previsto na Lei das Eleições e os partidos devem escolher os políticos para o pleito até 5 de agosto – data final para realizar as convenções. Para ser candidato, o político deve estar filiado ao partido e ser escolhido pela legenda para disputar o pleito.