O Brasil é conhecido nacional e internacionalmente como país do futebol, do samba, por um povo alegre e acolhedor. Todos esses rótulos, embora façam sentido, deixam de lado uma característica na qual o Brasil sempre foi camisa dez e faixa: a literatura.
Se, por um lado, as terras brasileiras sempre produziram craques nas mais diversas áreas, como na música, esporte e cinema, o país foi berço de grandes escritores que brindaram a população com obras que ficaram marcadas por anos e anos – até séculos – pela sua qualidade e genialidade de seus autores.
E, a fim de valorizar aqueles escritores consagrados e as próximas gerações que virão, é celebrado no dia 25 de julho o Dia Nacional do Escritor.
A escolha da data foi feita em 1960, quando foi realizado o 1º Festival do Escritor Brasileiro, iniciativa promovida pela União Brasileira dos Escritores (UBE) que, à época, era presidida por Jorge Amado e João Peregrino Júnior.
A data foi formalizada através de uma portaria assinada, em 21 de julho de 1960, pelo então ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido.
O objetivo de reservar um único dia para celebrar estes profissionais é prestigiar o trabalho desenvolvido por escritores que, ao longo de suas vidas, se dedicaram a contar tantas histórias, criar universos, narrar o cotidiano e tantas coisas mais.
NOMES – Foram muitos os responsáveis por levar a literatura brasileira a um patamar de reconhecimento internacional. Desde muito tempo atrás, no século XIX, Joaquim Maria Machado de Assis, grande mestre do Realismo e fundador da Academia Brasileira de Letras, já enchia os olhos dos leitores com seu jeito único e rico de escrever;
No entanto, nem só de Machado vive a literatura brasileira. Outros ícones também têm seu destaque, como Graciliano Ramos, Olavo Bilac, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Luis Fernando Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Cecília Meireles, José de Alencar, Manuel Bandeira, Carolina Maria de Jesus e Monteiro Lobato são alguns dos lendários escritores que pisaram sobre o solo brasileiro.