Avis Rara
Nos dias atuais, ética comercial praticamente não existe. A concorrência é desleal. Um exemplo de ética, aconteceu em Monte Alto, quando atuavam duas torrefações de café, a Pery do Sr. João Valente da Costa e a Cidade do Sonho, do Sr. Francisco Pelloso. Cada marca tinha seus pontos de vendas. Era um respeito mútuo, os dois entregavam o café embalado todas as semanas. Quando surgiram as máquinas de moer os grãos no local de venda, as duas torrefações instalaram o equipamento, observando as mesmas regras. Onde estava a máquina de uma marca a outra não colocava a sua.
Página
Na época que se liam livros, muitas obras fizeram sucesso editorial. Um romance juvenil, que ficou 10 anos no topo da preferência, foi “Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos. Em Monte Alto o livro fez sucesso e algumas escolas indicaram a leitura. Naquela época, a cidade, principalmente a Rua Jeremias, possuía chácaras e casas com terrenos amplos, nos quais haviam muitas árvores frutíferas, como cajueiros, laranjeiras, mangueiras, jabuticabeiras, tamarindeiras e outras, como também laranjeiras-lima. Muitos garotos imitavam o personagem do romance e adotavam suas laranjeiras. Fosse agora, as laranjeiras serviriam para pendurar celular!
Pedra
Geograficamente o nome Monte Alto é uma impropriedade. Nossa cidade está edificada sobre uma escarpa, suavemente íngreme.
Cotação
O povo brasileiro em geral não dá a mínima para oscilações do dólar e valores das ações. Interessa ao povão emprego, salário e consumismo. Se povo consumisse em vez de ser consumido, o Brasil seria um paraíso econômico. Se alguém disse em voz alta: a bolsa caiu! As mulheres por perto tratarão logo de verificar se as suas bolsas se encontram no lugar de sempre.
Polegada
Um dia eu perguntei para um sujeito: como está a televisão? Ele respondeu: “a imagem da minha está ótima, é de 42 polegadas”. Modelo clássico de consumismo, interessa o aparelho de TV e não a programação dos canais. É a versão moderna de comprar livro por metro!
Tomo
Muitas famílias no século 19, quando construíam casas, destinavam um espaço para a biblioteca, mesmo que ninguém lesse nada, o local dava “status” e denotava inteligência. Ao escolher as obras, o ponto era verificar se a coleção cabia na estante, ou seja, o cuidado era medir o comprimento dos livros e a altura de cada volume. Em muitas bibliotecas os livros ficavam por décadas envoltos em papel celofane, que protegia as capas da poeira.
DNA
Muita gente boa, com sangue nobre, se pesquisar quem foram seus antepassados, encontrará senhores de escravos, que entre outras “coisitas más” engravidavam as escravas, que ao parir eram obrigadas a vender a cria, ou seja, o sujeito vendia o próprio filho. Descender de herói é assim!
Toucinho
Mesmo que o sujeito tenha engordado 10 quilos e esteja redondo, ao cumprimentá-lo diga-lhe que está emagrecendo, com uma silhueta ótima. Ele ficará feliz e não se esquecerá de você, porque até aquele momento, o que lhe foi dito contraria tudo o que ele ouviu de você. Existem magros e gordos, a pergunta é: por que todos se acham no direito de colocar a mão na barriga do gordo e ninguém faz o mesmo com o magro?
Fofura
Nenhum homem tem coragem de encontrar uma mulher e passar a mão na barriga dela. Isso é fato! Por que fazem isso com as grávidas e observam que a criança está para nascer? (Mesmo que estivesse para nascer, o local para constatar não é a barriga!).
Chupeta
Ao ver um garoto de dois anos no colo da mãe, arrisquei uma pergunta para o fedelho: onde está o papai? Responde o menino impassível: “Tá bebendo”.
Sonata
Vez ou outra, vemos na TV um pedido para um cantor ou cantora dar uma palinha à capela, ou seja, sem acompanhamento instrumental. A palavra tem origem na capela mesmo, porque apenas as igrejas tinham órgão ou outros instrumentos, as capelas não tinham nada.
Pot-pourri
Em espanhol “olla podrida” é um cozido de carnes e legumes. A palavra foi traduzida para o francês como pot-pourri (ainda não foi aportuguesada), que depois foi levada à música, tal como a conhecemos, isto é, uma seleção de músicas de um cantor, que é cantada em trechos numa única apresentação.