O programa ‘Qualifica SP – Novo Emprego’ abriu uma nova oportunidade para os interessados em ingressar no ramo da tecnologia da informação. Desde segunda-feira, 15, estão abertas as inscrições para 5,5 mil vagas em cursos de computação em nuvem e inteligência artificial.
Gerenciado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, as capacitações, gratuitas, são desenvolvidas em parceria com o Google Cloud, considerado um ‘braço’ de computação em nuvem da empresa de tecnologia.
Com 3 mil vagas, o primeiro curso disponível é ‘Fundamentos de Computação em Nuvem – Google Cloud’. O objetivo é oferecer aos alunos com alguma ou nenhuma experiência na área um ponto de vista detalhado de conceitos que englobam o tema ao longo de quatro módulos.
Sua duração é de 64 horas, sendo 56 de conteúdo programático e oito de habilidades socioemocionais.
Já o segundo, com 2,5 mil vagas, é ‘Inteligência Artificial – Google Cloud’. Em três módulos, os estudantes terão um panorama de conceitos como inteligência artificial generativa, passando desde os grandes modelos até princípios de responsabilidade.
A duração é de 50 horas, divididas em 30 horas de conteúdo programático, 12 de tutoria e oito horas de habilidades socioemocionais.
Ao terminar cada módulo, o estudante responderá uma avaliação para obtenção do ‘selo de habilidade’ do Google Cloud, um tipo de reconhecimento da empresa atestando que o indivíduo possui capacidade para lidar com aquele determinado tema.
Quem conseguir os selos e obter 75% de presença nas aulas poderão participar do Job Fair – Feira de Oportunidades, um evento virtual que acontecerá em novembro e que oferecerá estágios e empregos aos jovens.
Até 2025, espera-se que sejam necessários mais de 500 mil profissionais para trabalharem na área em todo o país, segundo dados da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais.
A partir dessa demanda, a ação da pasta visa formar cinco mil profissionais em dois cursos online, com duração total de um mês e meio.
Para quem tiver interesse, as inscrições devem ser feitas no portal www.qualificasp.sp.gov.br. Podem se inscrever pessoas residentes em São Paulo e que tenham idade igual ou superior a 18 anos; feito esse processo, os candidatos terão de realizar um teste classificatório.
A convocação dos aprovados acontecerá por e-mail; uma nova oferta de 2,5 mil vagas está prevista para ser lançada em agosto.