Chefe Nando Barrilari ensina…

Facebook
WhatsApp

Arroz de pato

 

Não só de belas paisagens, entre mares e montanhas, distribuídas em mais de 43 mil km², é conhecido o Estado do Rio de Janeiro. A região preserva também seus sabores genuínos que marcam a cultura local e contam sua história, com iguarias, produtos agrícolas e receitas. Os restaurantes mais tradicionais e antigos do Rio de Janeiro são de origem portuguesa sendo os bolinhos de bacalhau, item imprescindível nos cardápios cariocas. Com o crescimento do gosto do brasileiro por botecos e a chegada de novas gerações de chefs ao País, a gastronomia do Rio de Janeiro garante criatividade e inovação, com releitura de pratos clássicos e criações jovens sobres pratos e ingredientes típicos.   O paladar do carioca, hoje em dia, adora um desafio. Receitas ousadas utilizando caças, cordeiros, bochechas de javali e arroz de pato, este último, um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa, atraem um público fiel nos vários restaurantes espalhados pela cidade. “No começo, houve certa resistência. Os pratos mais pedidos eram os mais brasileiros, o picadinho, a carne-seca… Aos poucos, os clientes começaram a pedir receitas mais ousadas. As bochechas de javali, um dos maiores sucessos atuais, e as pessoas comem, mas antes era impensável. Também foi preciso fazer algumas adaptações. O arroz de pato, por exemplo, na tradição portuguesa, é mais seco, mas os brasileiros queriam mais úmido, e assim foi feito. Restaurante é casa de família, tem que ser confortável. Hoje o arroz de pato é uma referência na gastronomia fluminense.  Os portugueses que vieram para o Brasil no século passado e que tanto influenciaram a gastronomia carioca trouxeram, além da tradição de se trabalhar em bares, padarias e restaurantes, diversas receitas de embutidos e carnes curadas. Um dos maiores representantes da cozinha lusitana de raiz, as alheiras, podem ser encontradas em vários endereços, dos mais típicos aos mais requintados. Não podemos esquecer da feijoada, iguaria muito apreciada no Rio de Janeiro acompanhada é claro de uma bela caipirinha e regada a muito samba, em um dos muitos botecos tradicionais do bairro da Lapa.   A sobremesa carioca também sofre forte influência portuguesa como ovos moles, encharcada, pastel de nata, toucinho do céu, rocambole de ovos moles além criações diferentes como os ovos moles com sorvete de canela e nozes servido em uma taça de Martini. 

 

Vamos aprender?

A receita de hoje será um delicioso arroz de pato. 

Ingredientes para 6 pessoas:
* 1 pato inteiro cortados nas juntas.
* 3 e 1/2 xícaras de arroz branco.
* 4 dentes de alho picados.
* 1 cebola picada.
* 3 folhas de louro.
* 1/2 ramo de alecrim.
* Azeite, sal e pimenta do reino quanto baste.
*2 Paios (1 cortado em cubos e o outro em rodelas para decorar).

Preparo:
Com o pato em pedaços tempere com sal, pimenta, alho e cebola picados, azeite a gosto, alecrim e folhas de louro. Misture bem com as mãos. Coloque em uma panela de pressão com água e leve ao fogo por 30 minutos. Depois de cozido, desfie o pato. Reserve o caldo.
Em uma panela, refogue o paio. Depois de dourado acrescente o arroz. Use o caldo para cozinhar o arroz, quando começar a secar acrescente o pato desfiado. Por fim, coloque mais 1 xícara do caldo. Deixe cozinhar até o ponto desejado, lembre-se que pode ser mais úmido ou menos úmido como preferirem. Em uma frigideira frite as rodelas de paio e coloque por cima do arroz para decorar. Regue azeite e sirva a seguir. Bom Apetite!

 

 

Fernando Barrilari  é formado em Gastronomia pelo SENAC Águas de São Pedro e sócio proprietário do Rudá Restaurante.

 

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no