Aqueles que assistem à televisão aberta pelo sinal de uma antena parabólica, logo terão de substituir esse modelo antigo por um novo, que é o digital. Em alguns casos, no entanto, essa troca pode ser feita gratuitamente.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essa substituição será necessária porque, no dia 18 de agosto, o recebimento do sinal nas antenas, conectadas por receptores analógicos, será desligado. Essa obrigatoriedade na troca das antenas foi definida quando a Anatel criou as regras para a implementação do 5G no país.
Mas isso tem uma explicação. É que essa nova geração de internet móvel, que opera sob a chamada Banda C, é a mesma da faixa de frequência do sinal da Tv de canais abertos, transmitido pelas parabólicas convencionais.
Para entender melhor, uma faixa de frequência é como se fosse, figurativamente, um trajeto no ar, no qual os dados circulam. Quando transmissões diferentes passam por esse mesmo trajeto, ou seja, utilizam frequências muito próximas, acontece a chamada interferência, causando aquele ‘chuvisco’ na imagem do televisor. Isso acontece devido a esse problema na recepção do sinal. Em algumas cidades do Brasil, nas quais o sinal 5G já foi implementado, e a população ainda não fez a troca da antena parabólica para o modelo novo, isso já vem acontecendo.
DIFERENÇAS – A diferença para a antena digital é que ela funciona livre dessas interferências, pois opera em outra faixa.
Mas, atenção: é preciso verificar qual antena está instalada em sua residência ou em seu prédio. Só será necessário realizar a substituição caso tenha uma parabólica tradicional. Para reconhece-la, basta verificar se há um aro que pode chegar a 3 centímetros de diâmetro e, em seu centro, uma tela com hastes.
A parabólica digital, por ser mais nova, não precisará ser trocada. Ela, por ser menor, é produzida com uma chapa rígida. São semelhantes às parabólicas das Tvs por assinatura e, por isso, precisam ficar apontadas para o satélite. Modelos como a ‘espinha de peixe’, como é conhecida, e as antenas internas já vêm com o sinal digital e, por isso, não precisam ser substituídas.
COMO ADQUIRIR – Lojas e ambientes virtuais de compras vendem pacotes com a antena digital, receptor do sinal e cabos. Mas, se você for inscrito em algum programa do governo federal, esse kit pode ser solicitado gratuitamente.
Para saber mais sobre esse direito, todas as informações podem ser conferidas no site sigaantenado.com.br. Outra opção, é entrar em contato pelo telefone 0800-729-2404.