A agência Gaudí Creative Thinking, juntamente com a concessionária EcoNordeste, que administra a rodovia SP-333, que engloba a Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari – entre Itápolis e Jaboticabal – criou uma ampla campanha educativa denominada ‘Free Flow’, uma iniciativa que substituiu as convencionais praças de pedágio.
O objetivo é instruir os condutores sobre o pagamento eletrônico de pedágio através da livre passagem. Monte Alto e outras oito cidades da região (Itápolis, Jaboticabal, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Araraquara, Matão e Taquaritinga), recebem a campanha.
Espera-se que o ‘Free Flow’ seja inaugura, oficialmente, no início do segundo semestre deste ano.
A ideia é simples. Motoristas que passarem por qualquer um dos pontos citados encontrarão, onde estavam localizadas as praças de pedágio, os pórticos do pedágio eletrônico ‘Free Flow’. Essa tecnologia reconhece os automóveis, caracterizando-os por sua altura, comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos.
Isso também permite que os motoristas prossigam com a viagem sem pararem em cabines para pagar a tarifa ou reduzirem a velocidade.
Ao passar por ele, o veículo é identificado por câmeras, antenas e sensores que identificam e leem a placa ou tag (Sem Parar ou Connect Car, por exemplo) deste. Com a tag, o pagamento é feito automaticamente, assim que o condutor passar pelo ‘Free Flow’; sem ela, porém, basta que a pessoa acesso os canais digitais para efetuar o pagamento da tarifa em até 15 dias.
Para ajudar nessa campanha, foi criado um curta, de 45 segundos, para exibição em plataformas digitais – Facebook, Instagram e YouTube – no qual mostra diferentes personagens trafegando pelas rodovias: uma família num carro de passeio, um caminhoneiro, um fazendeiro em uma caminhonete e um motoqueiro. Todos eles entoam o jingle ‘Passar direto sem parar eu vou’ e, ao final, sobe a mensagem ‘Um novo jeito de viajar chegou’.
Diversos spots, de 30 a 45 segundos, e conteúdos testemunhais, de 30 a 60 segundos, foram criados para serem anunciados nas principais emissoras de rádio da cidade e do interior. Além disso, outros materiais estarão disponíveis nas redes sociais e em meios mais convencionais, como outdoors.
Esta iniciativa também inclui ações de ativação em diversos locais, como escolas, empresas, shoppings centers, praças públicas, associações, supermercados e hipermercados, parques, dentre outros. Neles, promotores uniformizados distribuirão panfletos informativos e brindes.
“Com tudo isso, vamos atingir cerca de 200 milhões de pessoas, não apenas os moradores de todas essas cidades envolvidas na campanha, mas também os que transitam pela na rodovia SP 333 e demais rodovias adjacentes (Washington Luís – SP 310 e Brigadeiro Faria Lima – SP 326). Além dos impactos em mídia digital, out of home e rádio”, comentou a diretora executiva da Gaudí, Aline Souto Sanches.