A Câmara Municipal de Monte Alto homenageou, durante a 130ª sessão ordinária, Maria Angélica de Freitas, entregando-lhe o título de cidadã montealtense, concedido através do projeto de decreto legislativo nº 05/2024, cuja autoria é do vereador José Cláudio Inforçatti, o ‘Bicudo’.
Nascida em Araraquara, Angélica mudou-se para o município na década de 1980. Aqui, ela conheceu Delcides Menezes Tiago com quem, em 1990, formalizou sua união, compartilhando não apenas sonhos e metas em comum, mas, também, a vontade que Angélica tinha de crescer profissionalmente.
Junto ao seu marido, ela fundou a Ótica Thiago. Hoje, o negócio se expandiu e conta com cinco lojas funcionando plenamente. Sua atuação se estendeu além do setor comercial. Angélica também se destacou por sua contribuição junto à ACIMA (Associação Comercial e Industrial de Monte Alto), bem como em projetos comunitários, como a Casa dos Ofícios e a Guarda Mirim.
Esteve, ativamente, junto ao seu marido ao longo de suas campanhas para vereador e outros cargos públicos.
Após a perda de Tiago, em 23 de dezembro de 2023, assumiu, ao lado de sua filha Tiele, a gestão administrativa e comercial das Óticas Thiago, dando sequência à trajetória de sucesso do empreendimento.
Convidada a usar a palavra, na tribuna, Angélica agradeceu a homenagem. “Este reconhecimento não se trata apenas da Angélica, da pessoa que sou ou da pessoa que fui, mas sim do que farei como cidadã para contribuir e retribuir em prol da sociedade. A gente ganha um título, mas ganha também uma responsabilidade.”
Emocionada, ela também dedicou o título ao falecido esposo, e às mulheres. “Eu gostaria de estender este título ao meu esposo, Delcides Menezes Tiago, que muito contribuiu com as entidades do município. É justo que eu dedique isto a ele. E, se me permitirem, quero também oferecer este título a todas as mulheres, sejam elas montealtenses ou imigrantes, como eu, que trabalham, que prestam serviços em nosso município em prol de entidades, no tipo de trabalho que for. Este título pertence a nós, mulheres”, finalizou.