Por Propmark
A EPTV, afiliada Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, e o g1 da mesma área de cobertura anunciaram a criação do “fato ou fake” regional. O lançamento será no fórum “Entre o fato e o fake: os desafios da informação nas eleições”, promovido pelos veículos e pela Unicamp, com o objetivo de combater a desinformação no processo eleitoral municipal de 2024.
O projeto seguirá a metodologia do “fato ou fake” nacional e realizará verificações relacionadas às regiões de Campinas, Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto e sul de Minas.
O fórum contará com as presenças de Diogo Rais, juiz e representante do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, especialista em direito digital e eleitoral, e autor de livros sobre fake news e desinformação; Claudia Wanderley, Josianne Cerasoli e Ewerton Machado, membros do Observatório da Desinformação criado pela Unicamp; Ricardo Gallo, coordenador nacional do “fato ou fake” no g1; e Lana Torres, gerente de jornalismo das páginas do g1 na área de cobertura da EPTV.
“Estamos unindo o lado prático da checagem profissional com a discussão acadêmica do Observatório da Desinformação da Unicamp, cujos pesquisadores vão compartilhar seus estudos a respeito das fake news. Também trazemos o Tribunal Regional Eleitoral para esclarecer como estão se preparando para combater a desinformação nas urnas e ajudar o público a entender os efeitos que uma fake news tem na sociedade”, afirma Gabriela Delman, gerente de jornalismo da EPTV Campinas.