Campanha ‘Junho Vermelho’ incentiva doação regular e voluntária de sangue

Iniciativa é um lembrete para que o fluxo de doações seja regular durante todo o ano, visto que a quantidade de doadores diminui durante o inverno; uma única doação pode contemplar até quatro pessoas

 

A doação de sangue é um gesto altruísta que pode salvar muitas vidas. Pensando nisso, o mês de junho foi escolhido estrategicamente para ser dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue, o “Junho Vermelho”.

A campanha é uma iniciativa nacional promovida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do gesto. Além disso, ela foi criada para atender a uma demanda crescente por doações, especialmente durante os meses de inverno, quando há uma queda significativa no número de doadores.

A escolha pelo mês de junho também se deu pela proximidade com o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste dia 14. Ao longo do mês, são realizadas diversas ações em parceria com hemocentros, hospitais, ONGs e empresas, incluindo campanhas de mídia, mutirões de doação, palestras e eventos educativos, visando incentivar a doação regular de sangue.

Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, ajudando a repor estoques de sangue que são fundamentais para a realização de cirurgias, tratamentos oncológicos, atendimentos de emergência, entre outros.

Os requisitos básicos para tornar-se um doador são: ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; e dispor de bom estado de saúde e ter hábitos saudáveis.

A Fundação Pró-Sangue orienta que, em caso de resfriado, é necessário esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas; além disso, aqueles que tomaram a vacina contra a gripe só podem doar após 48 horas da aplicação da dose. Aqueles que têm interesse em doar, mas que contraíram dengue recentemente, só estão aptos quatro semanas após a cura.

O hemocentro mais próximo de Monte Alto está localizado em Ribeirão Preto. O Ministério da Saúde reforça que todos os protocolos de segurança são seguidos rigorosamente nos hemocentros para garantir a segurança dos doadores e receptores.

Apesar de ser promovida em junho, a campanha “Junho Vermelho” é um lembrete anual da importância de se manter um fluxo regular de doações durante todo o ano.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no