Alerta
Em Monte Alto, muitas ligações telefônicas surgem de cidades vizinhas e até de algumas mais longe, com pedidos de contribuições para entidades beneficentes ou para hospitais que atendem gratuitamente. No caso da pessoa concordar em doar alguma quantia, o sistema é o pagamento para um moto táxi que receberá na porta da residência do doador. A irregularidade começa no recebimento, o mototaxista recebe uma comissão sobre o valor da doação. Quando isso acontecer, o correto é recusar a doação logo no início da ligação. Não é necessário argumentar nada, basta dizer que contribuímos com entidades locais. Diante da alegação, a moça atenciosa encerra o pedido rapidamente.
Ethos
Todos os que acreditam em Deus, independente da religião, pregam e aceitam a universalidade divina, como também concordam que Deus é o mesmo para todos. Porém, noventa por cento das pessoas que invocam ajuda divina ou mesmo usam seu nome dizendo: MEU DEUS! Mesmo que quiser atender ou ouvir, Deus ficará em dúvida pensando: “citam meu nome como se eu fosse um Deus particular de cada um”. Ninguém deve dizer ou pensar usando o termo Meu Deus, digam Nosso Deus!
Pauta
Reclamo e não me conformo quando surge o pavoroso “branco” mental. Tudo fica na frente com transparência e não sai uma palavra sequer. Os assuntos surgem e desaparecem como um raio. Mesmo não servindo de consolo, lembro de ter lido na biografia de Graciliano Ramos, que muitas vezes ele conseguia escrever apenas um parágrafo em um dia.
Pincel
No interior do estado do Piauí, em um local montanhoso distante 300 quilômetros de Teresina, está o maior complexo de pintura rupestre do continente americano. O local é visitado por pesquisadores e estudantes do mundo inteiro. O roteiro faz parte das aulas das escolas do Estado. Em uma excursão estudantil de uma escola da capital, um aluno viu as pinturas de milhares de anos e não gostou, abriu a mochila sacou pincel e tinta e deu uma retocada na obra. Sorte foi o vigia ter visto o artista e gritou para os professores da excursão, que foram rápidos em impedir novos retoques. Restauradores foram chamados para o conserto. (Imaginem o que o sujeito não faria com a Monalisa no Louvre?).
Sossego
Algumas entidades que defendem os direitos civis nos EUA, denunciaram que o governo, via CIA, colocam lítio nos reservatórios de água das cidades com agitadores sociais. O lítio é uma substância que regula o humor humano, se ele existe em quantidade normal, a pessoa age naturalmente, se estiver em baixa o humor cai e surge a agitação incontrolada. A origem da bipolaridade está no volume do lítio no organismo.
Etnia
Atualmente, no planeta Terra, existem duas raças remanescentes, são a negra e a branca. A negra é original, era e é a mesma; enquanto a branca, pelo que tudo indica, surgiu de migrações africanas para a Europa há milhões de anos. Como a natureza provou que a pele negra original poderia ser clara porque o sol naquela região não tinha o poder africano, apareceu a pele branca. A cor amarela, que chamamos até de raça, não existe. Amarelos são os chineses que por milhares de anos trabalhavam perto dos rios lamancentos e a pele impregnada se tornava amarela. Pele vermelha são os nativos americanos do norte, os colonizadores os chamaram assim porque pintavam o corpo com aquela coloração, cuja tinta era uma proteção contra mosquitos e outros insetos.
Mapa
Antes de 1500, quando os portugueses anotaram como registro nominal, a terra que acharam graças a Cristóvão Colombo, oito anos antes, com o nome de Brasil, a denominação Terra Brasilis, era mostrada nos mapas como um local desconhecido, ou seja, uma terra que não existia.
Carimbo
Não se sabe porque os termos preto e branco são usados como referência ao que não é bom e ao que é bom. Listra negra, situação preta, ponto negro, pedra negra, nota preta e por aí vai.
Lei Áurea
O escritor José de Alencar, autor de vários romances, entre eles “Iracema”, passou à história como abolicionista ferrenho, inclusive como tendo empenhado seu nome e fama, junto à Princesa Isabel. Muitos historiadores o tinham como autor de sugestão do texto da Lei Áurea. Recentemente, a fama dele mudou de rumo, foi encontrado nos arquivos da monarquia brasileira um pedido a D. Pedro II, para o fim da escravidão, com a alegação e justificativa: “o fim a escravidão africana se faz necessário, para que os brasileiros não sejam contaminados com a cultura do continente negro, que é baseada, na falta de educação em todos os sentidos”.