Monte Alto alcançou o número de 1.290 casos confirmados por dengue neste ano. A informação foi atualizada na última quinta-feira, 6, pela Diretora em Vigilância, Valéria de Grandi. O número de óbitos não aumentou, ainda são quatro os registrados, além de outros dois em investigação.
Com o aumento dos casos, a Prefeitura decidiu retomar a aplicação do Fumacê, que chega à sua terceira etapa. A previsão de início é para o dia 17 de junho; o cronograma dos dias de aplicação nos bairros deve ser divulgado em breve.
Além do Fumacê, agentes de endemia, em parceria com uma empresa contratada, estão realizando nebulização em alguns pontos da cidade. Os moradores são orientados a abrir portas e janelas para permitir a entrada do inseticida dentro das residências.
Em todo o ano de 2023, Monte Alto registrou 1.159 notificações de dengue e 599 casos positivos. Em âmbito estadual, São Paulo lidera o número de casos do país, com mais de 1,6 milhão de casos confirmados; o número é maior do que o total de casos no Brasil inteiro em 2023.
A melhor forma de combater a dengue envolve a participação consciente e diária de toda a população. Para impedir a proliferação do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, é importante evitar água parada em pneus, garrafas, vasilhas e vasos de planta e realizar manutenção periódica em piscinas e caixas d’água.