Profecia
Telejornal noturno, fala o jornalista/apresentador: precaver antes. Deve ser por isso que nada dá certo para mim: tenho o péssimo hábito de precaver depois.
Neutro
Quem ler o Novo Testamento com isenção religiosa vai analisar, historicamente falando, que Jesus Cristo era um depressivo clássico. Vida e morte para ele não tinham fronteiras.
Classe
Entre as duas classificações, analfabeto e alfabetizado, existe uma terceira, que é o “desanalfabeto”. Não confundir com o analfabeto funcional. O “desanalfabeto” é o alfabetizado que não coloca em prática sua alfabetização (ler e escrever), ou seja, não lê e não escreve. Seria, mal comparando, como quem sabe andar de bicicleta, mas não pratica o ciclismo. Esse ciclista jamais se esquecerá de andar de bicicleta, porém, de nada saber pedalar se nunca o faz!
Brasão
Um dístico grafado no brasão de Monte Alto, em latim, “Mons Altus Semper Altius” é traduzido por aí, como Monte Alto sempre alto, de uma forma equivocada, por que o dístico não é uma simples frase latina, no contexto é proverbial, se é Monte Alto deve ser sempre “para” o alto. (É o que esperamos!).
Rock
Nos EUA, depois da morte de Elvis Presley, os fãs criaram um slogan para imortalizá-lo: Elvis não morreu! Deu certo! Mesmo morto, a frase sobreviveu. Como o Brasil gosta de copiar o irmão do norte, ainda que seja de outra área, e esteja bem vivo, frase semelhante poderia ser cunhada para Pelé.
Ianque
Um lembrete para os deslumbrados com os EUA, que emitem milhões de dólares falsos diariamente, porque são apenas papel pintado ricamente ilustrado, aquele país possui mais pobres do que o Brasil. Cerca de 10% da população domina toda a riqueza do Estado. Lá tudo se compra, mercadorias e homens. Fechando: a faxineira de Bill Gattes paga mais imposto do que o patrão!
Cruz
Os cristãos atribuem a morte de Jesus aos romanos com a ajuda dos judeus, o que historicamente não é verdade, na Bíblia está o registro que José, pai dele, era descendente da casa de David, último rei judeu. Consequentemente, José poderia ser coroado rei; porém, o pai de Jesus morreu e seu herdeiro natural era Jesus, entrando aí o jogo político do poder, mesmo que Jesus fosse alheio ao poder. Além da sua inteligência, Jesus era assessorado para não se manifestar politicamente, o que sempre fez, referindo-se a Deus como seu guia espiritual. Isso não convencia o Sinédrio (Parlamento judaico, de olho no poder) que armou para o final definitivo de Cristo, que os romanos como colonizadores da Judeia, levaram a cabo. Jesus nunca pretendeu ser alguma coisa politicamente, não foi de fato, porém, mudou a história do mundo, atuando numa terra desconhecida, que teve como divulgador o maior império de todos os tempos, Roma. A Judeia foi uma colônia que superou seu colonizador e ainda o aniquilou.
Lembrete
O pessoal diplomado ou com certificado técnico em muitas áreas, ao atuarem, acreditam que sempre estarão em ascensão profissional. Alguns chegam a esnobar a profissão, outros chegam a ser mercenários. Devem se lembrar que a maioria das carreiras tem uma ascensão até 20 anos de atividade, a partir dai, começa o declínio, devido a vários fatores, esse tempo deixará um vácuo entre a ativa e a aposentadoria. Se o profissional iniciar a carreira com humildade e profissionalização, isso não acontecerá e suas atividades cessarão apenas na aposentadoria. Convém descer do pedestal!
Charge
Um jornal como o francês Charlie Hebdo, não circularia, como não circula, nos EUA, que pregam para o mundo, que como sendo a maior democracia do planeta é também o Estado que tem a liberdade de imprensa mais ampla de todos os países. Apenas na França e talvez na Dinamarca o Charlie circularia com total liberdade. Na Europa e no mundo, a França é o Estado mais laico, que proporciona espaço para críticas a todas as religiões, como todas são contraditórias, o cardápio é farto. O atentado ocorreu e ocorreria cedo ou tarde, os extremistas querem justificar, usando as charges satirizando Maomé, quando na realidade querem apenas provocar reação contra ou a favor dos seus atos. Conseguiram! Os EUA se dizem laicos, porém, seus governantes, ao tomarem posse, juram com a mão sobre a Bíblia, versão judaica.
Prumo
No Brasil, o profissional que constrói casas de alvenaria (tijolos e argamassa) recebe o nome de pedreiro. Isso aconteceu com a imigração italiana, que trouxeram ótimos profissionais da Itália, todos pedreiros e brasileiros aprenderam a arte e ficaram com o mesmo nome. Na Itália, eles trabalhavam com pedra, o que justificava o nome.