Estudantes têm até hoje, 7 de junho, para se inscreverem no Enem 2024

Tarifa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 12 de junho; provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro

Desde o dia 27 de maio, estão abertas as inscrições para a edição de 2024 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os alunos interessados têm até hoje, 7 de junho, para se cadastrarem, diretamente na Página do Participante. Esse prazo também é válido para os pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela organização do exame, aplicará as provas nos dias 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades federativas.

INSCRIÇÃO – Para inscrever-se, o aluno terá de acessar a Página do Participante, com o login único do Gov.br; aqueles que não lembrarem da senha da conta, podem recuperá-la seguindo as orientações fornecidas pela própria plataforma. Na Página, estão disponíveis os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição, que foram disponibilizados na sexta-feira, 24.

Quem não for isento, deverá pagar uma taxa no valor de R$ 85 até o dia 12 de junho, que pode ser paga por boleto, gerado na própria Página do Participante, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança – dependendo do banco. Caso opte pelo pagamento por Pix, basta acessar o QR Code que constará no boleto.

NOME SOCIAL – O envio de documentos comprobatórios não será necessário no momento da inscrição. Transgêneros, transexuais ou travestis receberão esse tratamento de forma automática, segundo os dados cadastrados na Receita Federal. Assim, o participante deve verificar os dados pessoais, junto à Receita, caso for utilizá-los.

RS – Os moradores do estado do Rio Grande do Sul serão contemplados com um prazo estendido para inscrever-se, em decorrência da calamidade pública na qual a região se encontra.

Criado em 1998, o Enem tem por objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Desde sua instituição, o exame tem sido a principal porta de entrada dos alunos no ensino superior do Brasil, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ações como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Os resultados do Enem também são aceitos em instituições de ensino privadas e em países cujo idioma seja o português e que tenham algum tipo de convênio com o Brasil.

Alunos que ainda não terminaram o Ensino Médio, mas querem realizar a prova, poderão fazê-lo na condição de treineiros.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no