De olho nas Eleições Municipais de 2024, dez dos 13 vereadores da Câmara de Monte Alto aproveitaram a Janela Partidária para mudarem de partido. O período, que neste ano esteve aberto entre os dias 7 de março e 5 de abril, permite que os parlamentares mudem de sigla sem prejuízo ao atual mandato.
O partido que mais ‘ganhou’ vereadores montealtenses foi o PSD, com a filiação de Baltazar Garcia e Mauro Cavaletti (vindos do MDB), Marcos Manzotti e Victor Pereira Martins (vindos do PTB) e Olavio Silva de Souza (vindo do PSDB).
Antes sem representação na Câmara Municipal, o Republicanos passa a ter dois vereadores em Monte Alto, com a adesão de Murilo Jácomo e Tania Barrilari, ambos vindos do PL.
O PL, por sua vez, ganhou a filiação de Thiago Durigan, vindo do PRTB. O MDB recebeu José Claudio Inforçatti (‘Bicudo’), antes no PSDB. Por fim, Thiago Cetroni, antes filiado ao União, migrou para o Solidariedade.
Os vereadores Donizete Morelli, Paulo Carello e Mauro César de Toledo (‘Cesinha Moto Táxi’) não alteraram suas filiações, mantendo-se, respectivamente, no PSDB, União e Podemos.