José Aldo Pierre: o esportista, o comerciante, o vencedor
José Aldo Pierre nasceu em Monte Alto no dia 28/05/1942, no bairro da Água Limpa. Filho de José Pierre e Tereza Canalli Pierre, tem como irmãos: Angelina, João, Maria, Irma, Emílio e Izilda. Casou-se com Maria Piedade Augusto no ano de 1965 e da união nasceram seus três filhos: Júlio César, Paulo Sérgio e Carla Cristina, que lhes deram cinco netos: Maria Fernanda, Rafaela, Júlia, Gabriela e Nicole.
INFÂNCIA – “A primeira escola que frequentei foi no bairro Anhumas, com a Prof. Dona Rosita. Depois, vim para a cidade estudar na escola Dr. Raul da Rocha Medeiros , em 1954, era o ano do centenário de São Paulo. Em seguida, estudei na Escola de Comércio por sete anos, me formei em contabilidade e depois fiz dois anos na Faculdade São Luís, onde me formei como professor primário”.
CARREIRA PROFISSIONAL – “Meu primeiro emprego foi com o Sr. Nelo Oliveira. Depois, trabalhei na Casa Walter, muito famosa na época; era uma loja de móveis e eletrodomésticos. Comecei como vendedor e em seguida a gerente. Fiquei lá por nove anos e com o apoio do Senhor Walter, em 9 de maio de 1970, abri minha própria loja, ali na esquina da Nhonhô com a Herculano do Livramento, ao lado da antiga sapataria do Nagib. Lá fiquei durante seis anos.
Tempos depois parti para a realização do meu grande sonho, que era ter meu comércio no meu próprio imóvel. Vendi minha casa e meu carro para comprar o imóvel onde atualmente fica minha loja. Comecei a construção até chegar no que temos hoje aqui no centro, esta loja que por coincidência foi inaugurada em dezembro de 1986. Foi uma festa nesse dia, convidei os meus clientes, fizemos um coquetel e me recordo que aumentei a venda em relação à loja anterior cinco vezes mais. Lembro também que o Sr. Acácio de Oliveira Nunes me disse: ‘José Aldo, você montou uma loja em Monte Alto que se equipara às de Ribeirão Preto, e isso é um orgulho para a nossa cidade’. Essas palavras significaram muito para mim.”
ESPORTE – “Sempre fui ligado ao esporte, comecei a jogar na equipe dos Marianos (time dos jovens que frequentavam a Igreja Católica). Era um time muito bom; joguei também para o time do São Benedito, que era um timaço, e conquistamos o campeonato amador regional. Naquele tempo, era uma coisa fantástica em nível de futebol amador. Foi então que o pessoal ligado ao futebol, os Capalbos, Sr. Riolando e Venâncio Morgado, viram que Monte Alto tinha um potencial muito grande para desenvolver o esporte profissional, ai se deu a criação do Botafogo e depois do M.A.C. e por muito tempo tivemos aqui na cidade o campeonato profissional. Mas tudo começou com o time do São Benedito.”
VECMA – “Um dia o Dr. Roberto Yida, no ano de 1972, passou na minha casa e disse:
-José Aldo, estou montando um time de veteranos e vim te convidar. Eu já estava à procura de praticar futebol que não fosse só aos domingos, e passamos a jogar aos sábados.
Em 1986, fui eleito presidente, peguei uma lista telefônica da cidade e fiz uma relação de várias pessoas e montei carnês, que distribui para cada companheiro com uma meta, um número para que eles pudessem vender e nosso objetivo ser atingido.
Lembro-me que o prêmio era em dinheiro e o ganhador foi o Santo Mantovani, vendi até para você Alencar (risos). Depois, com o dinheiro arrecadado comecei a construção da sede, pedi então para o João Gil, que era nosso companheiro, as máquinas e os caminhões dele emprestados. Fizemos a terraplanagem e iniciamos as obras, que com o decorrer do tempo e com aqueles que me sucederam, foi construída a grande sede que é hoje. Acredito, que é a mais importante de um clube particular de veteranos.”
LIONS CLUBE – “Entrei no Lions em maio 1975; já no ano de 1977 e 1978 fui convidado para ser presidente; porém, naqueles anos era muito difícil para mim, meus filhos eram pequenos, tinha minha loja em construção, eu não tinha muito tempo, mas nós fomos às reuniões do Lions Clube, eu minha esposa Maria e meu amigo Romeu Gutierrez. Naquela reunião, os membros do clube votaram para que eu e minha mulher assumíssemos a presidência. Começamos a trabalhar e lançamos a Pedra Fundamental da sede. Para isso, fizemos grandes campanhas e eventos. Lembro-me que o saudoso companheiro Hermes Peloso disse:
– José Aldo, fica tranquilo, que a construção eu corro atrás.
E assim, construímos uma das maiores sedes do Brasil.”
FESTA DA CEBOLA – “Começou no Lions, com o ‘Chico Ceboleiro’ que teve a ideia. Durante anos foi um sucesso, era realizada onde é a Festa de Agosto, mas infelizmente, com o tempo, foi acabando…uma pena.”
MENSAGEM – “A vontade de vencer, a humildade e a honestidade são virtudes que temos que fortalecer nas dificuldades para nunca desistir. Não desanime, respeite os mais velhos e nunca esqueça que o respeito abre portas.”