Chefe Nando Barrilari ensina…

Facebook
WhatsApp

A paixão do Brasileiro

 

O feijão em suas mais diversas variedades é considerado como um dos mais antigos alimentos utilizado pelo homem, tornando-se parte importante da dieta de várias civilizações. Estão entre as primeiras plantas a serem domesticadas e cultivadas, inserido na própria invenção da agricultura.
Quase todos lugares da terra tem seus tipos específicos de feijões, onde tiveram importante papel na formação sócio cultural de várias civilizações, seja por motivos religiosos, sociais ou meramente alimentícios. Na Roma antiga os feijões eram utilizados como moedas em jogos de apostas e na elaboração de sofisticados pratos para Imperadores, existem registros de receitas assinadas por Apicius, um dos mais famosos gourmet que viveu na época do Imperador Augusto. Algumas tribos indígenas da América do Norte consideravam o feijão como um dos três “irmãos” que eram responsável pela base de sua alimentação: feijão, milho e abóbora. Os Budistas, na busca de uma dieta ideal, onde não contavam com carnes, encontraram no feijão um grande aliado para manter sua alimentação saudável. Na Grécia clássica, o feijão era oferecido como um lanche em simpósios, quando os homens se reuniram para discutir política ou filosofar depois do jantar.
Sete entre dez brasileiros consomem feijão diariamente. O grão, símbolo da culinária do país, é fonte de proteína vegetal, vitaminas do complexo B e sais minerais, ferro, cálcio e fósforo. O consumo do produto, em média, por pessoa chega a 17 quilos de feijão por ano e vem aumentando desde 1995.  Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial. A safra do grão é dividida em três etapas, a primeira, conhecida como safra das águas é assim chamada porque o plantio e a colheita são beneficiados pelo alto índice de chuvas. O plantio dessa safra na região Centro-Sul vai de agosto a dezembro e no Nordeste, de outubro a fevereiro. Feita no período com o menor índice de chuva no país, a segunda safra é chamada de safra da seca. O plantio nessa cultura acontece de dezembro a março. Já a terceira, a safra irrigada é assim conhecida por se referir à colheita do feijão irrigado, que têm a concentração do plantio na região Centro-Oeste e sudeste, de abril a junho. O feijão pode ser colhido em média após 90 dias de plantado. Existem aproximadamente 40 tipos de feijão que podem ser encontrados no Brasil. O feijão preto, plantado em 21% da área produtora de feijão, tem maior consumo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná, Rio de Janeiro, sudeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. No restante do país este tipo de grão tem pouca aceitação. Os tipos carioca são aceitos em praticamente todo o Brasil. Por isso, 52% da área cultivada é semeada com este tipo grão. O feijão caupi ou feijão de corda é o mais aceito na Região Norte e Nordeste, e mais recentemente vem sendo exportado, com 9,5% da área cultivada. 

 

 

Vamos aprender?

A receita de hoje é um delicioso feijão tropeiro mineiro
Ingredientes:

 500 g de feijão.
 250 g de bacon.
 250 g de calabresa.
 5 ovos.
 1 maço de couve.
 200 g de farinha de mandioca.
 Tempero (cebola, salsa e cebolinha) a vontade.

Preparo
Cozinhe o feijão na panela de pressão por 20 minutos. Escorra e lave. Em outra panela, coloque um pouco de óleo e acrescente o tempero, o bacon e a calabresa (ambos já fritos). Em seguida, adicione o feijão sem o caldo, a couve e a farinha de mandioca e misture. O prato está pronto. Um ovo cozido (ou frito, dependendo do gosto) dá o toque final (coloque 1 em cada prato). Bom apetite!

 

 

 

 

 

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no