O Dia D da vacinação contra a gripe, doença causada pelo vírus influenza, será realizado neste sábado, dia 13, em Monte Alto. A ação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção da Ezídio Pelloso, na Vila Municipal.
Os grupos prioritários que podem receber a dose do imunizante incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, funcionários da Saúde, Educação e Segurança Pública.
Crianças que forem receber pela primeira vez a vacina terão de tomar duas doses, com um intervalo de trinta dias entre cada uma delas.
Para receber a vacina contra o vírus influenza, o indivíduo deverá ter em mãos sua carteirinha de vacinação. A campanha será realizada das 7h30 às 12h.
A gripe é uma infecção aguda no sistema respiratório, com grande potencial de transmissão. Seus sintomas mais comuns incluem febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, podendo o quadro clínico variar entre crianças, adultos e idosos. Outros sintomas podem aparecer subitamente, como é o caso de calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração e secreção nasal excessiva. Diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes também podem ser indícios de que o indivíduo está gripado.
Há, no entanto, casos que evoluem para quadros mais graves, que podem causar pneumonia bacteriana – ou por outro vírus –, sinusite, otite, desidratação, piora nas doenças crônicas e pneumonia primária por influenza. Esta última aparece em pessoas que apresentam algum tipo de doença cardiovascular ou em mulheres grávidas.
A maneira mais simples de se prevenir contra a gripe e suas complicações é vacinando-se. Todavia, além dela, é recomendado que o indivíduo lave com frequência as mãos com sabão e passe álcool em gel, utilize lenço descartável para higiene nasal, cubra o nariz ao espirrar e boca, ao tossir, não compartilhe objetos de uso pessoal e demais medidas correlatas.