Goulart: a história viva da Guarda Civil Municipal de Monte Alto
Gilberto Luiz Goulart, nascido em Jaboticabal no dia 29/12/1963, filho de Pedro Goulart e Maria Benedita Ferreira Goulart. Tem três irmãos: Cleonice, Raquel e Daniel. Casou-se em 1988 com Lilian e tem uma filha chamada Camila.
FORMAÇÃO – “A primeira escola que estudei foi em Jaboticabal, no bairro Aparecida. O Coronel Vaz foi minha segunda escola, depois, fiz o Ginásio no Estadão e em seguida, entrei na faculdade São Luís, porém, não concluí o curso. Entre meus professores, lembro da Dona Cecília, do Sr. Bráulio…”
EMPREGO – “Trabalhei no Despachante Exatidão, Despachante Sérgio Decêncio, em uma oficina de Pintura, depois com o Sr. Machado, que é pai do deputado Campos Machado e por último, entrei na Prefeitura de Jaboticabal onde trabalhei até 1986. Em 1987, prestei concurso quando foi criada a Guarda Civil de Monte Alto e passei em primeiro lugar.”
GUARDA CIVIL – “No ano de 1987, o saudoso prefeito Dr. José Rodrigues criou a Guarda Civil Municipal em Monte Alto e abriu concurso para 15 guardas. Ela foi implantada no dia 9 de agosto de 1987 e teve apoio da Câmara Municipal. O nosso primeiro Comandante e instrutor foi o Cabo Batigalha.
Quando criada a Guarda na cidade, a princípio, estranharam sua presença, mas aos poucos foram se adaptando, já que a guarda veio para complementar a falta de efetivo da Polícia.
Lembro que os primeiros veículos eram dois ‘Fusquinhas’. Tivemos muito apoio do delegado da época, Dr. Manuel Natalino Alves, que sempre nos solicitava para fazermos diligências de apoio às Polícias Civil e Militar.”
FATOS MARCANTES – “Em 1988 existia rivalidade de grupos de jovens na cidade. Numa certa noite, precisamente em um dia de sábado, houve uma briga generalizada no Turcão I, envolvendo muitos frequentadores presentes. A Guarda Civil e a Polícia Militar entraram para intervir e acabar com a confusão. Infelizmente, houve tiroteio, que culminou com guardas feridos pelos tiros e um dos jovens pertencentes ao grupo envolvido na briga veio a falecer. Isso pra mim foi muito triste.
Outro fato, mas agora de alegria, foi o nascimento de duas crianças que ocorrem pelas mãos de Guardas Civis, dentro da viatura.”
GUARDA PATRIMONIAL – “Antes, em Monte Alto existiam os vigias que trabalhavam na Prefeitura. Conversei com o prefeito da época, Donizete Sartor, e falei para ele da importância de criarmos a Guarda Patrimonial. Ele concordou, enviou projeto à Câmara, aprovado com total apoio dos vereadores da época e assim ela foi criada, através de uma lei, incorporou todos os vigias que passaram a exercer a função de Guardas Patrimoniais.”
PRESENÇA – “A Guarda Civil, entre suas inúmeras funções, está sempre presente dando proteção a todos os segmentos da sociedade, como por exemplo, no lazer. Tivemos shows inesquecíveis que aqui aconteceram com a presença maciça de munícipes que ocorrem na maior tranquilidade, para a ordem pública.”
PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES – “Foi fundamental a criação da Guarda Feminina, pois as mulheres nos ajudam muito no cumprimento do dever. Elas são mais sensíveis, e tem uma maneira peculiar de desenvolver seu trabalho perante a comunidade.”
BRIGADA DE INCÊNDIO – “Após inúmeras reuniões realizadas com alguns segmentos da comunidade, a Prefeita Silvia Meira firmou um convênio entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que culminou com a vinda do Cabo Dinael para Monte Alto e sob sua orientação, foi criada a Brigada, com a participação de Guardas Patrimoniais. Inclusive, a sede da Brigada hoje funciona junto com a Guarda Patrimonial.”
PODER DE POLÍCIA – “Hoje, depois de três décadas, chega através de uma lei Federal, a vez das Guardas Civis terem poder de Polícia. Isso nos dá mais responsabilidade ainda para exercermos nossa função.”
RECONHECIMENTO – Estou na Guarda Civil há 27 anos, dos quais 25 anos como Comandante. Sou atualmente o mais antigo Guarda Civil exercendo a função do Brasil, reconhecido nacionalmente pela Associação das Guardas do Brasil.”
MENSAGEM – “A pessoa que tem amor não precisa de mais nada, pois o amor supera todas as coisas. É preciso ter dedicação, comprometimento, ser bem realizado, mas acima de todas as coisas tem que fazer bem feito e fazer além. O segredo do sucesso é ter humildade, respeitar o próximo e amar a Deus.”