Por A Cidade On Ribeirão Preto
Os meteorologistas apontam que o mês de abril deve ter frente fria e temperaturas acima do normal em São Paulo. De acordo com a Climatempo, as frentes frias vão atingir os estados do Sul do Brasil e avançar pela zona costeira do Estado de São Paulo.
Essa situação, associada a uma condição de águas quentes na faixa litorânea, pode trazer um risco de volumes excessivos de chuva em alguns períodos na Baixada Santista e no litoral Norte de São Paulo.
Temperatura acima da média
A Climatempo aponta que ao longo do mês de abril, o tempo no Brasil tende a ficar com temperaturas acima da média, na maior parte das regiões, incluindo o interior de São Paulo.
Nesta área, as massas de ar quente e seco terão maior domínio e devem prevalecer, trazendo condições de temperaturas mais altas e alguns períodos até de calor intenso. Algumas áreas do norte do Estado de São Paulo terão calor acima da média, especialmente na primeira quinzena de abril.
Barreira
Essas massas de ar quente e seco devem bloquear as massas de ar frio em São Paulo, que devem prevalecer no litoral e não tanto no continente. Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, vamos ter uma barreira do ar quente seco.
“Então esse ar mais frio ele deve escoar pelo leste do país, influenciando mais o leste da Região Sul, trazendo quedas de temperatura um pouco maiores para sul e leste de São Paulo […] que podem ter algumas quedas mais expressivas de temperatura”, explica.