Aparecido Cardoso, filho de José Cardoso Filho e Quitéria Vieira Cardoso. Tem como irmãos Cláudia, Cláudio (in memorian), José Ailton e Sara.
Nasceu em 31/01/1964, no Bairro Rural da Tabarana. Casou-se em 17/03/1990 com Zilda Formegoni e da união nasceram os filhos Ieda Gabriela e Igor Augusto.
Iniciou seus estudos primários na Escola Mista do Bairro Barreiro; em seguida, a família mudou-se para Piedade e lá permaneceram por dois anos, retornando para Monte Alto, concluindo o primário na Escola de Ibitirama. “Lembro-me das professoras Maria e Terezinha Ulian.
Cursou o colegial na Escola Dr. Zacharias de Lima e traz na lembrança os professores Chiquinho Arruda, Flora Palma, Agda Frascá e Therezinha Ulian.
“A Escola era uma grande realização para mim, pois eu era de origem simples, morava na roça e era o meu complemento de vida. Sempre fui um dos primeiros alunos da classe. Vinha da Tabarana de carona e na maioria dos dias retornava a pé. Chegava em casa geralmente por volta de meia noite. Era muito feliz e jamais reclamei, apesar da distância percorrida”.
Amigos – “Meu tio Arnaldo – Tínhamos quase a mesma idade e crescemos juntos”.
Empregos – “Cresci na lavoura trabalhando com o meu pai, e tempos depois fui trabalhar em Jaboticabal, na empresa Ulimar e, em seguida, em uma Distribuidora de Materiais de Escritório. Estes foram os meus primeiros empregos, na época, eu tinha 17 anos.
Trabalhei na Cargil na área de produção por alguns anos até ser transferido para a área de segurança, onde trabalhei como guarda. Após este período, fui ser vendedor de bebidas em uma fábrica de Jaboticabal e em seguida em uma renomada fábrica de parafusos e foi então que fui para o Vale do Paraíba (interior do Rio de Janeiro). Em 1987 mudei-me para São José do Rio Preto, lá casei-me e após dois anos, eu e minha esposa Zilda, decidimos retornar para Monte Alto”.
Religião e fé – “Cresci na Igreja Evangélica. Fiquei um ano e meio fora, porém, sempre fiquei ligado à Assembleia de Deus. Fui líder de jovens, fui formado dentro da Igreja e isso aconteceu normalmente. Comecei no Ministério aos 26 anos. Eu era Presbítero, depois Pastor em São José do Rio Preto, em um bairro muito carente chamado Santo Antônio. Viemos para Monte Alto a convite de alguns irmãos. Chegando aqui, surgiu a Igreja Assembleia de Deus Nova Jerusalém, isso já faz 10 anos.
Éramos 46 pessoas congregando. Fui a Rio Preto conversar com o Pastor Pelozinho e também tive a orientação do Pastor Paulo Freire, o qual era pioneiro. Ele me levou para a COMADESP (Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo), hoje somos trezentos e cinquenta membros, duas Igrejas e temos Templo próprio.
A segunda Igreja é no Vera Cruz porque tínhamos muitas pessoas do bairro, tanto que hoje existem cento e vinte membros no Vera Cruz, onde o Pastor Luiz Barone e a Pastora Gislene Barone atuam”.
Presidente do Conselho de Pastores da cidade – “Eu era o vice e com a saída do presidente, o Pastor Adilson, assumi, porém, para ser mais democrático convoquei uma nova eleição e fui eleito por unanimidade”.
Perguntado sobre o grande avanço da religião evangélica, conforme recente pesquisa e que a cidade de Monte Alto teria um terço de evangélicos, Cardoso disse: “Realmente é um terço, porém, não nas proporções e membros que afirmam existir, tanto na Igreja Católica, bem como na Igreja Evangélica”.
“As pessoas se atentam muito ao número de Igrejas na cidade, porém, o que existe é um desmembramento das matrizes. Quero deixar bem claro, que esse é o meu pensamento, os meus números, não cabe aqui, a mim, contestar se outros pensam diferente.
Vamos fazer a seguinte conta: A maioria das pessoas que não frequentam uma Igreja, geralmente denominam-se católicos, porém, ser católico praticante não é fácil, bem como, ser membro de uma Igreja Evangélica é tão difícil quanto. Eu calculo que em Monte Alto deve ter de 13 a 14 mil católicos e no máximo quatro mil Evangélicos que realmente frequentam as Igrejas”.
Mensagem – “Especialmente para os jovens – Apliquem o que Jesus falou – Ame o próximo, desde os colegas de escola, ame também seus inimigos, honre seus pais, procurem ter uma religião, não importando qual seja. Pratique-a, pois desta forma será muito mais fácil você vencer na vida”.