Na 115ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Monte Alto, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2024, de autoria do vereador Paulo Carello, e subscrito pelos demais vereadores e vereadora. O texto dispõe sobre a denominação da Sala das Comissões da Casa como “Vereador Dr. Fabricio da Costa Nogales”.
Nogales (em memória) foi militante do PSDB desde 2007, sendo este partido o único a que foi filiado durante toda a sua carreira política.
Antes de assumir a posição de vereador, atuou como assessor parlamentar por mais de três anos junto ao gabinete do então vereador Valdecir Pedro Sanches.
Em novembro de 2019, assumiu uma cadeira no Legislativo, preenchendo o extinto mandato de Layrton Infante. Nas eleições de 2020, obteve expressiva votação, tornando-se o segundo vereador mais votado, com 1.056 votos.
Sua atuação como vereador foi marcada, dentre tantas características, por sua presença assídua na Tribuna, onde exercia seu direito e dever de falar em nome da população, contribuindo para o debate democrático.
Foi oposição ao governo em função de discordâncias com projetos e imposições executivas.
Segundo o projeto, Fabricio Nogales “fez valer de suas prerrogativas parlamentares para as questões que envolviam controvérsias – isto é, discussões que envolviam valores, utilizando-se da tribuna da Câmara de Monte Alto para ir além da lógica formal, adentrando e explorando como excelente advogado que era, a lógica dialética”.
“Um legado marcante e admirável, marcado pela autenticidade, pelas conquistas, pelo amor e dedicação em tudo que fazia. Ser humano exemplar, político digno, esposo, pai e amigo inigualável”, acrescentou.
O vereador Paulo Carello completou: “Diante de todo exposto, apresento este Projeto de Decreto Legislativo, subscrito pelos demais parlamentares da Casa, propondo a justa homenagem de denominação da Sala das Comissões de Vereador Dr. Fabricio da Costa Nogales”.