NOSSA PADROEIRA
Quando o Brasil era colônia de Portugal, o país tinha a rainha D. Maria I que ficou gravemente enferma vítima de distúrbios mentais, o que a levou a deixar o trono assumido pelo seu filho, o príncipe regente D. João VI, ficando como príncipe herdeiro, D. Pedro de Alcântara, que herdaria o trono brasileiro como D. Pedro I. Ele permaneceu no Brasil realizando uma espécie de estágio no poder frequentando os futuros ministros e ocupantes dos cargos reais e de estados, sempre nomeados pelo Imperador.
O príncipe regente presenteou o filho com uma fazenda na região paulista da Vila de Guaratinguetá. D. Pedro tratou de tomar posse da sua propriedade mudando seus pertences reais e particulares para a fazenda juntamente com os escravos comprados e os empregados futuros que administrariam a propriedade. Era uma fazenda enorme que atingia vários municípios, ainda chamados de províncias. D. Pedro, em suas visitas à fazenda, notou que havia uma capela muito frequentada em uma ponte na divisa do Rio Paraíba do Sul. Ao ficar sabendo que se tratava de uma capela em homenagem a Nossa senhora Aparecida, cuja imagem havia sido encontrada no leito do rio por pescadores, fez questão de conhecê-la e muitos fieis solicitaram-lhe que assinasse um decreto tornando-a a padroeira do Brasil. Com a atenção devida por um príncipe, ele pensou no pedido e prometeu estudar a possibilidade. Com o tempo, o pedido do povo foi colocado em segundo plano e o futuro imperador preferiu esperar para escolher como padroeiro do Brasil alguém da família Alcantara, São Pedro de Alcântara. Com as reviravoltas do poder, o caso ficou esquecido, e depois de um século, em 1930, o Papa PIO XI tornou Nossa Senhora Aparecida a padroeira oficial do Brasil.
Desde então Nossa Senhora Aparecida se tornou nossa padroeira permanente e um Alcântara nominalmente é considerado um padroeiro de origem lusa. O centenário São Pedro de Alcântara.
FRASE
“Se você perguntar o preço de alguma coisa é sinal que você não tem dinheiro para comprar – esqueça!” (J.P. Morgan, banqueiro dos EUA, o mais rico do mundo).
LISTA
Os hotéis são classificados por estrelas e os restaurantes por grau Michelim. O maior fabricante de pneus da Europa, a Michelim, lançou uma peça publicitária incentivando a frequência maior nos restaurantes, para isso, o povo precisava usar o carro e gastar pneus. Mais comida no prato, mais pneu gasto na estrada.
CORRETAGEM
Dois moradores de Monte Alto exerciam a profissão autônoma de corretor de imóveis rurais e urbanos, sem escritório e ponto fixo, exerciam a atividade nas ruas com propaganda direta, o popular boca-a-boca. Eles percorriam as ruas e ofereciam os imóveis aos que tinham interesse em comprá-los ou vendê-los.
Certa manhã eles passaram por uma rua em que havia um terreno vago, meio que abandonado, chamaram a vizinha do imóvel e perguntaram se ela sabia quem era o dono. Ela gentilmente respondeu que sabia, mas o dono não estava interessado em empreitar a limpeza do terreno. (Eles riram e agradeceram, entenderam que a dona de casa os havia confundido com trabalhadores avulsos praticando a limpeza e capinagem de terrenos baldios – falou mais alto o preconceito e a aparência dos dois, estavam trajando roupas simples e – pasmem – eram negros!).
COLÔMBIA
Cristóvão realizou quatro viagens à América e em nenhuma “descobriu” o solo propriamente dito, ou seja, o continental. Ele encontrou centenas de ilhas e a maior delas deu o nome de Hispaniola, em homenagem à Espanha, país que financiou as viagens, de qual ele sequer era cidadão, era genovês. A Hispaniola de Cristóvão é a atual República Dominicana com o Haiti. Na ilha ele construiu uma casa onde morou com o irmão e dois filhos. Ainda hoje existem no local original as ruinas da residência. Quando a nau capitânia, Santa Maria, da primeira viagem foi a pique, foi desmontada e o material foi usado na casa e melhoramentos da residência “oficial” do ilustre navegador. Na América de Américo Vespúcio, Colombo esteve para desembarcar duas vezes, uma quando se viu nas águas da Venezuela, a quem chamou de “pequena Veneza”, e a outra, bem mais para cima, aquando se viu em um jardim de rara beleza, que em espanhol chamou de “Forida” (Flórida), era a atual Flórida dos EUA. Por ouvir falar em ambas, o nosso Américo Vespúcio, que estava de carona com Colombo, batizou-as de Américas, assim como todo o resto do território que ganhou o nome dele mundialmente.
TREZE COLÔNIAS
Os 56 signatários que fundaram a América do Norte documentando com uma carta de Independência, que seria a base da constituição do futuro EUA, tiveram cidadãos de destaque, entre eles Goerge Washington, 1° presidente do país; Johan Addans, 2°; John Madison, 3°; o quarto eleito, Thomas Jefferson. Entre os demais, um celebrado nacionalmente que não chegou a cargo político, foi o mais jovem e inteligente, grande líder, 1º secretário republicano, Alexandre Hamilton, que em certa época entrou em conflito com o deputado Alenn Burr, em 1804, originando um duelo, no qual era costume os adversários combinavam atirar para o alto, poupando a vida de ambos. Depois de combinado, com testemunhas, os oponentes realizaram o duelo, após o ato, ficou constatado que Hamilton atirou mesmo para o alto e Burr atirou contra o peito de Hamilton, que morreu no ato. (Talvez o futuro herói dos EUA tenha pagado com a vida sua honestidade e palavra de honra).