A prefeita Maria Helena Rettondini visitou, na última semana, as obras do futuro Instituto Multiprofissional Materno Infantil. Ela esteve acompanhada do vice, Dr. Joaquim, do diretor de Planejamento, Celso Piccolo, e do vereador Thiago Cetroni.
Localizado ao lado da UBS Ezídio Pelloso, na Vila Municipal, o espaço será destinado às gestantes e seus bebês, oferecendo-lhes uma estrutura completa de acompanhamento multiprofissional durante os primeiros três anos de vida, além de estimular a integração dos cuidados em todos os níveis clínicos e assistenciais no pré-natal, puerpério, na sala de parto, nos ambulatórios, na unidade de cuidado intensivo e neonatal, bem como na maternidade.
O projeto também tem por objetivo propiciar às mães um parto e uma gestação saudáveis atrelados a um acompanhamento assíduo e eficaz, de modo a prevenir e a diagnosticar precocemente eventuais doenças e problemas que possam se agravar futuramente. Orientações também serão feitas às mulheres a respeito de temas relacionados à maternidade.
No local, os munícipes terão à disposição uma equipe de profissionais, como fisioterapeuta, nutricionista, pediatra, enfermeira, obstetra, psicóloga, dentista e consultora de amamentação. Além disso, um espaço ao ar livre também está incluído na execução do projeto. Nele, os pacientes poderão praticar uma série de atividades de observação e exercícios, como, por exemplo, a yoga. As práticas em grupo, entre gestantes e profissionais do Instituto, também deverão se fazer presente durante o acompanhamento das futuras mamães.
“Nós já estamos conversando com a Secretaria de Saúde, nós temos o Dr. Joaquim como médico, que sempre falou para a gente: ‘na hora de montar, de equipar, sempre os equipamentos de melhor qualidade’. Então, a gente tem falado isso. Temos emendas impositivas nossas, verbas da própria Secretaria de Saúde, que está trabalhando para que, de fato, os equipamentos sejam os melhores à disposição nesse projeto que é tão importante e inovador aqui na nossa região”, comentou Cetroni.
Para isso, foram investidos cerca de R$ 500 mil. Além de advir da Prefeitura Municipal, os recursos também foram empenhados pelos vereadores Thiago Cetroni e Fabrício Nogales – em memória – através do deputado federal Arnaldo Jardim.
“Até os três anos de idade, na área da Educação, nós entendemos que é a formação dessa criança. Mas nós fomos além: na gestação dessa criança. Vamos acompanhar essa gravidez com todos os profissionais integrados. Uma rede de proteção à chegada desse bebê”, pontuou a chefe do Executivo montealtense.
Há, na planta, uma área livre para que o Instituto Materno seja ampliado, aumentando, por sua vez, a quantidade de atendimentos que serão feitos no local.