Fazer jornalismo, especialmente nos dias de hoje, é uma tarefa difícil. Ao mesmo tempo que requer rapidez na publicação das notícias, requer cautela na apuração das informações. Assim como precisa de números para a sua subsistência, deve evitar o sensacionalismo, que atrai boa parte deles.
Não é à toa que O Imparcial se transformou na ‘cara de Monte Alto’. Extraindo o que há de melhor do ofício de fazer jornalismo, este semanário, que completa 59 anos de circulação no dia 14 de fevereiro, construiu seu legado sempre pautado, nos valores éticos da profissão e hoje destaca-se por ser o único jornal impresso de Monte Alto.
Guiado pelo respeito com todos os envolvidos no processo de criação e manutenção do jornal, O Imparcial criou, ao longo de toda sua existência enquanto meio de informação, uma sólida base de colaboradores, leitores e anunciantes.
Uma história de sucesso que perdura há quase seis décadas. Reinvenções e atualizações marcam a evolução deste semanário, nascido na época do linotipo, até os dias atuais, com a forte presença da marca também nas plataformas digitais.
No Facebook, são quase 70 mil pessoas conectadas com O Imparcial, recebendo a todo instante as principais notícias do dia. O alcance expressivo estende-se também às outras redes sociais em que o jornal marca presença.
No Instagram, as atualizações diárias e instantâneas são acompanhadas por mais de 27 mil seguidores e somam mais de 21 mil publicações desde que foi criado; no Youtube, a expressiva marca de 80 mil inscritos e milhões de views, no TikTok, a mais recente delas, são cerca de 6 mil seguidores e quase meio milhão de curtidas. Somados, já são mais de 180 mil seguidores.
Além de notícias sobre a cidade e a região, as páginas do Imparcial – impressas e digitais – também dão espaço aos empresários locais que desejam impulsionar as vendas e promover seus produtos e serviços.
Manter um jornal impresso por quase seis décadas é um desafio e tanto. É preciso acompanhar as mudanças que atravessam gerações, inovações que surgem com o tempo e manter, acima de tudo, a credibilidade daquilo que é noticiado.
Desde quando surgiu, O Imparcial já passou das páginas em preto e branco para as coloridas, mudou seus logotipos, superou os desafios, sempre na busca de entregar informação de qualidade.
Comprometido a retratar fatos marcantes e personalidades, o jornal acompanhou o crescimento da cidade e da região, reunindo quase três mil edições em seu acervo. Em fevereiro de 2001, circulou a primeira edição do jornal sob a direção de José Renato Sartorretto Seconi e sua esposa, Denise Penhalbel, que junto à filha Mariana, dirigem atualmente o semanário.
“Nossos assinantes, anunciantes, colaboradores e equipe são as ferramentas principais de nossa existência até aqui; a eles, toda nossa gratidão. Como dito acima, os desafios são muitos, especialmente no momento imediatista que estamos vivendo. Caminhamos 59 anos, tudo está em constante mudança, no entanto, impresso ou digital, O Imparcial será sempre o seu jornal”, finalizou Denise.