Os casos de dengue seguem aumentando expressivamente em todo o país, tornando-se motivo de preocupação entre população, gestores e equipes de Saúde. No mais recente boletim divulgado pela Prefeitura sobre os dados da doença no município, foram 97 casos notificados até o momento, sendo 57 positivos.
A dengue, assim como a chikungunya e zika, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Sua proliferação é beneficiada pelo acúmulo de água parada em recipientes como vasos, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, entre outros.
O Poder Público, através da Equipe de Vetores, está intensificando o combate aos possíveis criadouros do mosquito.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um alerta na última terça-feira, 6, ressaltando que a situação de emergência exige uma mobilização de toda a população, além de governo federal, governadores e prefeitos.
Também na terça-feira, o governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth, assinou o decreto que cria o Centro de Operações de Emergências (COE) de combate ao Aedes aegypti.
Uma das medidas adotadas foi a destinação de R$ 200 milhões às prefeituras dos 645 municípios paulistas para o enfrentamento da doença.