Estão abertas, a partir de hoje, 19, as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”. As provas estão previstas para 5 de maio e irão selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.
As inscrições estarão abertas até o dia 9 de fevereiro; a taxa de inscrição é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior. Estão isentos do pagamento candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fies ou pelo ProUni, e aqueles que realizaram transplante de medula óssea.
Na quarta-feira, 10 de janeiro, o Governo Federal lançou um conjunto de oito editais, que representam os diferentes blocos temáticos contemplados nesse processo de seleção. O CPNU permite a inscrição para mais de um cargo, desde que no mesmo eixo temático, com taxa de inscrição única.
Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deve classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, que será baseada na nota alcançada.
Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma gov.br. Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição, o candidato deve optar pelas carreiras; cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhança entre si.
Ribeirão Preto é uma das 220 cidades brasileiras a receber provas do Concurso Público Nacional Unificado, que serão aplicadas em dois turnos, com questões distribuídas de acordo com o nível de escolaridade.
Nas fases seguintes, os classificados poderão passar por outros procedimentos de acordo com o cargo, o que pode incluir perícia médica, procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras e indígenas e avaliação de títulos.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho e a convocação para posse e realização de cursos de formação terão início no dia 5 de agosto.