A 75ª edição do Emmy Awards , evento responsável por premiar as melhores produções de TV e do streaming, aconteceu na noite de segunda-feira, 15, no Peacock Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Comandado pelo ator e comediante Antony Anderson, o Emmy 2023 estava inicialmente programado para ser realizado em 2022, no entanto, a cerimônia teve de ser adiada devido à greve de roteiristas e atores de Hollywood.
A cerimônia teve como critério para eleger seus ganhadores as séries e programas da televisão que foram ao ar entre as metades de 2022 e 2023.
SUCCESSION
Tida como a favorita para levar os principais prêmios da noite, a produção da HBO abocanhou seis troféus: melhor série dramática; melhor ator principal em série dramática (Kieran Culkin); melhor atriz principal em série dramática (Sarah Snook); melhor ator coadjuvante em série dramática (Matthew Macfayden); melhor roteiro em série de drama e melhor diretor em série dramática (Mark Mylod).
Criada por Jesse Armstrong e dirigida por Adam McKay, a série conta a história da família Roy, na figura de seu patriarca Logan (Brian Cox), dona de um conglomerado midiático. Com o avanço da idade do pai, e a piora em seu estado de saúde, seus quatros filhos, Connor (Alan Ruck), Kendal (Jeremy Strong), Shiv (Sarah Snook) e Romam Roy (Kieran Culkin) travam uma disputa para definir quem será o sucessor de Logan no comando das empresas.
Jogo político, traições, fome por poder. Isto é o que se pode esperar da superpremiada ‘Succession’, que conta com suas quatro temporadas disponíveis na HBO Max.
THE BEAR
Disputando na categoria de comédia, a obra queridinha do público levou para casa seis prêmios, todos eles relacionados à primeira temporada, lançada em 2022: melhor série de comédia; melhor ator principal em série de comédia (Jeremy Allen White); melhor ator coadjuvante em série de comédia (Ebon Moss-Bacharch); melhor atriz coadjuvante em série de comédia (Ayo Edebiri); melhor roteiro em série de comédia e melhor direção (Christopher Storer).
Após herdar um restaurante, o chefe de cozinha Carmem Berzatto (Jeremy Allen White), tenta a todo custo transformar o local em um negócio sólido. Todavia, no decorrer da trama, Carmy passa por uma série de provações e busca, em uma equipe repleta de contrastes, a ajuda necessária para levar o ‘The Beef’ ao status de um dos melhores restaurantes de Chicago.
Em ‘The Bear’, o telespectador poderá acompanhar o desenvolvimento dos personagens enquanto tentam conciliar sua vida pessoal, seu traumas e problemas, com o gerenciamento do restaurante. A produção, que conta com duas temporadas, está disponível no Star+.
OUTROS DESTAQUES
O sucesso da Netflix ‘Treta’ levou cinco estatuetas, sendo elas a de melhor minissérie ou antologia, além de prêmios de melhor ator e atriz principal, Steven Yeun e Ali Wong.
Ainda nas minisséries ou antologias, os destaques foram para Paul Walter Hauser, ‘Black Bird’, e Niecy Nash-Betts, de ‘Dahmer – Monster: The Jeffrey Dahmer Story’, que ficaram com as estatuetas de melhores atores coadjuvantes.
A atriz Jennifer Coolidge, de ‘The White Lotus’, faturou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em série de drama; Quinta Brunson, da obra ‘Abbott Elementary’, ficou com o troféu de melhor atriz de comédia.