Munícipes de baixa renda de Monte Alto já podem realizar o agendamento para receber o kit com nova antena parabólica digital.
O trabalho de troca é promovido pela Siga Antenado, uma entidade criada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) responsável por dar suporte à população durante o período de transição dos aparelhos tradicionais de TV (banda C), para os digitais (banda Ku).
O pedido é gratuito para aqueles que estejam cadastrados em algum programa do Governo Federal, como o CadÚnico, e que tenham a parabólica tradicional em sua residência.
Além do município, outras 36 cidades da região de Ribeirão Preto entraram para a lista das beneficiadas: Colina, Colômbia, Altinópolis, Batatais, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, Igarapava, Ituverava, Bebedouro, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Guariba, Jaboticabal, Monte Azul Paulista, Pirangi, Pitangueiras, Taiaçu, Taiuva, Taquaral, Taquaritinga, Terra Roxa, Viradouro, Vista Alegre do Alto, Pontal, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Serra Azul, Guaíra, Ipuã, Jaborandi, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia e São Joaquim da Barra, bem como outras 288 cidades do estado de São Paulo.
Nesta etapa, cerca de 10 mil famílias devem ser contempladas; em todo o estado, este número deve chegar a mais de 79,8 mil. A abertura do agendamento nestas cidades alinha-se ao planejamento de liberação em todos os municípios de São Paulo.
Para solicitar o seu kit, é simples: primeiro, acesse o site sigaantenado.com.br, ou ligue para o número 0800 729 2404, que também atende via WhatsApp; depois, informe seu CPF ou o número do NIS (Número de Identificação Social); caso faça parte de algum programa do governo, a pessoa continuará respondendo o formulário.
Caso se enquadre dentro dos critérios – estar inscrito no CadÚnico e possuir uma parabólica instalada em casa, desde que esteja funcionando –, o munícipe será redirecionado para o chat, e poderá escolher o melhor dia e horário para receber uma equipe para realizar a substituição.
A troca do modelo antigo de antena para o novo é necessário pelo fato de que, em breve, as tradicionais deixarão de funcionar, ou seja, a população não conseguirá assistir à programação da televisão. Há também o risco do modelo antigo de sofrer interferência no sinal quando a tecnologia 5G passar a funcionar nas regiões.
“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, comentou o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra.
Aqueles que possuem outros meios de transmissão, como a antena digital do tipo ‘espinha de peixe’ – instalada no telhado da residência –, antena digital interna e TV por assinatura, ainda que recebam benefícios de programas sociais, não precisarão efetuar a troca.
“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e fazer o agendamento”, reforça.