Na noite de terça-feira, 7, o Rotary Club de Monte Alto realizou, no Cine-Teatro Municipal, a cerimônia de encerramento de um de seus projetos de sucesso, o ‘Mérito Escolar’, que é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e, neste ano, chegou à sua 5ª edição.
A iniciativa foi desenvolvida pela primeira vez em 2019, durante a gestão do então presidente do clube, José Roberto Ivanoff. O projeto chegou ao conhecimento dos rotarianos locais por meio do Rotary Club de Taquaritinga, que já o haviam realizado naquela cidade. Os montealtenses, admirados com a magnitude e a relevância do ‘Mérito Escolar’, solicitaram auxílio do clube vizinho para que a ação fosse implementada em Monte Alto.
O apoio no primeiro ano veio, e, a partir daí, a cidade passou a realizar por conta própria o projeto. Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 e em 2021, o ‘Mérito Escolar’ foi promovido de forma online, retomando suas atividades presenciais em 2022.
Neste ano, um total de 40 estudantes, distribuídos em vinte salas dos quintos anos de escolas municipais, foram premiados, considerando dois critérios: desempenho escolar – avaliado pela direção e pelos educadores – e companheirismo – escolhido pelos próprios alunos. O projeto também leva em consideração, na seleção dos estudantes, aspectos como disciplina, participação, comportamento, pontualidade, convivência e respeito.
Durante o evento, os alunos receberam certificados, medalhas e livros, além de brindes doados pela loja O Boticário.
A noite contou com a presença de cerca de 300 pessoas, dentre as quais estiveram a comunidade rotária montealtense – Rotary, Rotaract, Interact e Casa da Amizade –, membros da Secretaria de Educação, a prefeita Maria Helena Rettondini, e os vereadores – que também são professores – presidente da Câmara Municipal, Thiago Cetroni, e Baltazar Garcia, bem como pais e amigos dos pequenos estudantes.
Ao final, cada um dos alunos agraciados com os prêmios também levou para casa uma bicicleta.