Facebook
WhatsApp

Teoria
Estima-se que 30% da população atual de Monte Alto seja formada de migrantes de todo o Brasil, que ficaram aqui por motivos profissionais, comerciais, religiosos e laços familiares. Uma vez aqui, passaram a gostar da cidade e do povo nativo, formando uma unificação urbana, que não é encontrada em outros municípios do mesmo porte. O que essa população migratória não assimilou foi um sentimento local “sui generis” que é clássico desde a fundação em 1881, ainda no segundo império e província de São Paulo, que se resume a uma iconografia da população, mesmo sobre o que não é público, o povo adota o que é da cidade e o que está nela. Foi assim no “boom” rural de Monte Alto, quando o município era predominantemente agrícola, os proprietários rurais eram ícones para a população, eles dirigiam a economia e ditavam regras políticas, não é necessário a citação de nomes, todos estão nas placas das nossas principais ruas e avenidas. Com o fim da pujança rural veio, na década de 30, a industrialização, que modificou o perfil da população e o sentimento ruralista se transformou numa adoração cívica industrial.

Fator
As propriedades rurais de Monte Alto, que nunca foram latifúndios, como em outras regiões do país, se fragmentaram em pequenos minifúndios, o que não constitui pleonasmo, porque existem minifúndios nos outros municípios, dez vezes mais extensos do que os locais. O desmonte das propriedades rurais em sítios e pequenas fazendas proporcionou a Monte Alto, o epíteto de “Município da Reforma Agrária Natural”.
A industrialização de Monte Alto aconteceu por setor, a produção agrícola foi em consequência da variação das colheitas, o que levou à fundação das indústrias de transformação alimentícia maior em número e surgiram as indústrias metalúrgicas e outras, voltadas à indústria automobilística nacional. Nessa altura, Monte Alto já não era a Capital do Mamão, era um parque industrial de porte médio. Todas as empresas industriais aqui fundadas ou instaladas tinham caráter particular, o que não impediu o sentimento icônico da população, ou seja, a posse do parque industrial, através do conceito cívico. Se as ruas, as avenidas, as praças, a Prefeitura, a Câmara e os prédios municipais são públicos de fato, as indústrias no conceito cívico também são. Quando fechadas ou desativadas causaram comoção cívica e sentimento de perda.

Fenômeno
Sem o rigor da ordem cronológica, Monte Alto teve uma indústria de processamento de alimentos, a Sul América, depois vendida para a Peixe e posteriormente fechada, o que causou uma frustração cívica na população, políticos da época foram acusados informalmente de negligentes e realmente foram. (A empresa estava instalada, onde hoje é o Campestre). Depois tivemos a CRAI que, ao ser fechada, provocou uma comoção sem precedente na história local. Em seguida, foi fechada a indústria de óleos vegetais, a Cestol, que a população chegou a manifestar uma revolta de perda, em grupos de protesto. Depois foi a CICA, que fechada de vez, teve uma empresa substituta, que funciona à altura, a Fugini. Finalmente, sucumbiu a Lanfredi, a que mais tempo funcionou aqui, setenta anos!

Tapete
Na última comemoração do dia de Corpus Christi, uma cidade do interior do Rio cobriu o local onde passaria a procissão com mantas e cobertores, que ao final do evento foram dados às famílias carentes do município. O exemplo deveria ser seguido no ano que vem e pelos próximos, por todas as cidades brasileiras. Isso é o que se pode chamar de religião de resultados. Todas as crenças devem observar menos rituais e mais práticas solidárias.

Tamulde
Depois do final da segunda guerra mundial, em 1945, a máfia judaica, Izi Migadal, que agitava a Polônia, escravizando os judeus locais e refugiados da Alemanha, agindo até no Brasil, quando enviavam para cá as moças, cujas famílias por necessidade financeira, praticamente vendiam-nas, ou até davam-nas, para que chegassem ao país, prometidas em casamento para brasileiros ricos. Quando desembarcavam no porto do Rio de Janeiro, ficavam sabendo que a realidade era outra, tinham que se submeter ao tráfico de prostitutas da cidade. Para despreocuparem as famílias, escreviam que estavam bem e casadas, enviando com a correspondência algum dinheiro conseguido com a profissão. Eram as chamadas polacas, que se tornaram atração dos prostíbulos cariocas. Sem família, quando morriam, eram sepultadas em uma parte separada do cemitério judeu. Convém registrar que a máfia judia tinha o apoio da elite carioca, que até encomendava as meninas, até menores.

Pequim
Em 1958, Mao Tse Tung, general chinês deu um golpe de Estado, que ficou conhecido como Revolução Cultural, em toda a China, inclusive na ilha de Formosa, território chinês. Mao formou uma coluna, cujo objetivo era percorrer todo o território chinês. Como não tinha experiência na prática e mal sabia o que era uma coluna teoricamente, solicitou à URSS uma cópia do procedimento feito em 1924 no Brasil pela chamada Coluna Prestes, da qual era o líder, o comunista, Luiz Carlos Prestes. O Brasil foi modelo para a maior revolução comunista do mundo, a chinesa, cujos resultados são observados até hoje.

Indolor
O médico que acompanha as cirurgias, sendo indispensável em todos os procedimentos, é o anestesiologista.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no