Circuito Sesc de Artes movimentou a cidade com apresentações de diversos eixos culturais

Grande público foi atraído ao Centro de Lazer do Trabalhador para prestigiar programação diversificada, que contou com música, teatro, dança e atividades educativas
Atividade de realidade virtual esteve entre as opções disponíveis ao público (Fotos: assessoria municipal)

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes, evento tradicionalmente conhecido por levar aos espaços públicos apresentações culturais, como música, dança e circo, abriu o mês de novembro com uma programação diversificada.

No último sábado, 4, o Sesc São Paulo trouxe para Monte Alto uma tarde de experimentações, vivências, cultura e diversão para todas as idades, no Centro de Lazer do Trabalhador, que abrigou um grande número de pessoas, além de uma série de atividades.

Teve a ‘Bikeoteca’, do grupo Histórias de Nana/SP, que apresentou uma bicicleta que foi transformada em biblioteca. O objetivo da ação foi estimular a criação de novos leitores, criando espaços sociais de trocas, encontros e de convivência atrelada ao hábito da leitura, tudo isso tendo à disposição um acervo com cerca de 300 obras.

Já o ‘Cabeção pelo Mundo’, da dançarina Maria Eugênia, colocou os presentes para dançarem e interagirem ao som de músicas do estilo do Frevo.

Passando para as artes visuais, o ‘Cinema em realidade virtual – Amazônia Viva’, convidou o público para acompanhar a líder indígena Raquel Tupinambá, da comunidade Surucuá, na região do Rio Tapajós, numa jornada de conscientização sobre a importância da preservação ambiental. A direção do curta é de Estevão Ciatta.

Na música, as DJs Alliblack e Emily Souza (MS/SP), levaram ao público ritmos da cultura negra, como blues, hip-hop, jazz, soul, samba e funk, além de estabelecer uma conexão do corpo com os referidos ritmos.

‘Herolino, o Faxineiro’ foi a atração circense do dia. Interpretado por Erickson Almeida/SP, o personagem, ao se deparar com seu novo emprego – o de faxineiro em um circo – viaja em sua imaginação. Munido de um balde, uma vassoura e espanador, ele criou números incríveis de equilibrismo, malabarismo e acrobacias, transformando um simples trabalho de limpeza num verdadeiro espetáculo.

Apresentações musicais, teatrais e circenses foram destaques na programação

Ainda na música, os professores Ricardo Vigini e Zé Helder explanaram o projeto ‘Moda do Rock’, criado com o propósito de mostrar aos seus alunos o potencial da viola caipira. Os dois fizeram releituras de clássicos do Rock and Roll, tendo em seu repertório canções das bandas Ira!, Mutantes, Novos Baianos, The Beatles, Queen e Led Zeppelin. A iniciativa já rendeu quatro discos aos músicos.

O artista André Pereira Linderberg/SP, com sua criatividade, trouxe a Monte Alto a ‘Sonorilândia em Sinopets’. Conhecida como ‘Oficina do Dedeco’, o artista produziu instrumentos musicais a partir de garrafas pet; além disso, também ensinou brincadeiras com o objeto e produziu uma composição em conjunto com aqueles que estiveram presentes.

Com mais de 400 artistas, o Circuito é realizado em mais de 123 cidades do estado de São Paulo. No total, serão mais de 700 ações, distribuídas em 12 roteiros diferentes. Promovido pelo Sesc São Paulo, em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento conta com 75 trabalhos artísticos, distribuídos em seis finais de semana; a programação por todo o estado segue até o dia 26 de novembro.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no