Engavetada por mais de quarenta anos, após sua gravação, os Beatles lançaram, na última quinta-feira, 2, a música ‘Now And Then’ – Agora e Depois, em tradução livre. O anúncio emocionou os milhares de fãs da banda originária de Liverpool, Inglaterra.
Rotulada pela produção da banda como ‘a última música dos Beatles’, a canção foi escrita e cantada por John Lennon. A versão final, no entanto, foi trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
‘Now And Then’ foi gravada por Lennon com vocais e piano, em seu apartamento, na cidade de Nova York, no final da década de 1970, utilizando uma fita K7. O fato curioso é que John compôs a música anos antes de ser assassinado, em 1980. 14 anos após a morte do cantor, sua viúva, Yoko Ono, entregou a fita a George, Ringo e Paul. Além do referido single, também estavam presentes as demos de ‘Free As A Bird’ e ‘Real Love’, que foram lançadas nos álbuns ‘The Beatles Anthology’.
Todavia, para que essa música fosse finalmente trazida à luz, foi necessária a ajuda da tecnologia. Peter Jackson, diretor conhecido mundialmente por adaptar às telonas os clássicos de J.R.R. Tolkien, ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘O Hobbit’, foi um dos responsáveis por dar vida à canção.
Quando estava trabalhando em uma série documental sobre os Beatles, utilizando arquivos de imagens do grupo, ele e sua equipe tiveram a ideia de desenvolver uma ferramenta de I.A. (Inteligência Artificial) com a capacidade de dissociar as vozes dos instrumentos que apareciam nas filmagens, que foi denominada ‘Machine Learning’ – aprendizado da máquina, em português.
A gravação de ‘Now And Then’, continha diversos ruídos, como o som estridente da televisão, ao fundo, a posição errada do microfone, além de o piano estar muito alto, o que acabou interferindo no desempenho da voz de Lennon.
O documentário em questão é ‘The Beatles: Get Back’, lançado em 2021, e que está disponível na plataforma de streaming Disney+. A produção conta a história por trás do single, e traz comentários dos integrantes da banda, além de Sean Ono Lennon e Peter Jackson.
Contudo, este não foi o único lançamento da banda. Um dia antes, um mini documentário de 12 minutos dedicado exclusivamente ao novo single; além da canção, um videoclipe está disponível no canal do YouTube da banda.
Também na quinta-feira foi disponibilizada uma nova mixagem de ‘Love Me Do’, canção de estreia dos Beatles, lançada em 1962. Estão marcados para o dia 10 de novembro o relançamento dos discos ‘The Beatles 1962-1966’ (The Red Album), e ‘The Beatles 1967-1970’ (The Blue Album).