De autoria do vereador-segundo-secretário, Thiago Durigan (foto), o Poder Legislativo aprovou, por unanimidade, durante a 105ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 23, o projeto de lei nº 127/2023 que institui o Campeonato Municipal de Vôlei, nas categorias feminina e masculina, no calendário oficial de eventos de Monte Alto.
Segundo a propositura, o vôlei é uma modalidade amplamente praticada em todo o mundo, além de ser muito popular, e que, incluí-la no calendário é uma maneira de expressar o reconhecimento da importância deste esporte para o município, bem como valorizar os atletas e suas conquistas.
“Como tenho acompanhado os jogos do Campeonato de Vôlei Municipal, tanto do masculino quanto do feminino, tem sido um campeonato muito proveitoso, muito bacana, de grande público, vários atletas. Então, eu não poderia deixar de dar esse incentivo, que veio, também, a pedido de muitos desses atletas”, destacou o vereador-autor.
Com a aprovação, o campeonato deverá ser realizado sempre no mês de setembro de cada ano.
Thiago Durigan ainda disse que a solicitação dos praticantes da modalidade partiu do medo de que o torneio pudesse “cair no esquecimento”. “Para que ele não deixasse de existir, e para creditar e valorizar esse pessoal que se esforça tanto para montar sua equipe, para fazer seu uniforme e para estar lá no ginásio de esportes praticando o voleibol, decidi instituir esse campeonato no calendário oficial de eventos”, explica.
O projeto justifica que, além de integrar a competição, a cidade passa a incentivar a prática da modalidade em todas as faixas etárias, e que a visibilidade do torneio serve como oportunidade para jovens e aspirantes a jogadores, de modo a estimulá-los à prática de atividade física, além de manter um estilo de vida saudável.
“Através desse projeto de lei, ele [campeonato] vai ficar eternizado, independente de administração que vier, ele vai ter que ser colocado em prática, pois nós temos vários garotos e garotas que vão estar cobrando. Talvez a gente não esteja aqui, mas eles vão estar cobrando o cumprimento da lei e que esse belíssimo campeonato seja feito ao longo desses anos”, finaliza Durigan.
Promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer, o campeonato, que chegou neste ano à sua 2ª edição, homenageia Paulo Roberto Brienza, ‘Paulão’, e segue com suas disputas no ginásio Baby Barioni.