Eleitas: Fernanda Freitas Borges, Eliane Camilo e Jaqueline Scombatti
A 2ª Conferência Municipal das Cidades, etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional, foi realizada em 18 de junho, nas dependências do Centro de Convivência da Melhor Idade. O tema deste ano foi “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e, o lema, “Cidades inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.
No período da manhã, a arquiteta e urbanista Anamaria Vieira falou sobre Planejamento Urbano, destacando a importância da revisão do Plano Diretor, que deve ocorrer em 2017. Logo após, foram apresentados pela educadora ambiental Eliane Camilo, os conteúdos referentes ao texto base que subsidiaram os trabalhos da conferência, com destaque nos conflitos urbanos existentes, que vão desde a formação geológica às características de ocupação locais.
Já o período da tarde foi reservado para os debates, definindo três propostas para a etapa Estadual e outras 16 locais, que serão entregues à administração municipal. Ainda na ocasião, foram definidos os representantes montealtenses para a etapa estadual: Eliane Camilo (Poder Público), Jaqueline Scombatti (OAB) e Fernanda Freitas Borges (sociedade civil) e seus respectivos suplentes, Cláudio Roberto Leone, Florindo José Moreira da Fonseca e Silvana Vieira.
Os participantes da conferência debateram sobre quatro eixos: Brasil Urbano: a cidade que temos; A Função Social da Cidade e da Propriedade; O Plano Diretor; e A cidade que queremos.