Chegou ao fim, na última sexta-feira, 8, a 3ª etapa das Paralimpíadas Escolares 2023, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) em São Paulo. A edição deste ano teve início na última quinta-feira, 6.
Mais de 700 atletas com algum tipo de deficiência, em idade escolar, estiveram presentes, representando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Deste total, 330 integravam a delegação paulista, sendo 250 estudantes que se destacaram nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), promovido em junho, pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e Secretaria de Esportes.
A primeira etapa do torneio foi realizada entre os dias 9 e 11 de agosto, em Belém, no Pará, e contou com a participação de 500 atletas. A segunda fase, levou 530 competidores a Brasília, de 30 de agosto a 1 de setembro.
O município marcou presença no torneio com os jovens Rebeca Oliveira Soares, Thuany Aparecida Neves de Oliveira e Marcos Vinícius dos Santos, todos da escola Dr. Luiz Zacharias de Lima, que foram acompanhados pelo professor, e também coordenador municipal de Esporte, Ronaldo Ganzella.
Os atletas voltaram para casa com oito medalhas, sendo três de ouro. Rebeca: lançamento de dardo (1ª), lançamento de disco (1ª) e 100m rasos (2ª); Thuany: arremesso de peso (1ª), 100m rasos (2ª) e 400m rasos (3ª); Marcos Vinicius: lançamento de disco (2°), arremesso de peso (3°) e 100m rasos (7°).
Estas conquistas contribuíram para que o estado de São Paulo figurasse no primeiro lugar da classificação geral, com 42 pontos, somando as modalidades de atletismo, bocha e natação. Segundo o regulamento oficial das Paralimpíadas, o quadro geral é estabelecido pela soma das pontuações alcançadas nas três etapas da competição. Agora, eles aguardam a convocação para a disputa nacional que está marcada para acontecer entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro.