Monte Alto tem se destacado como o município que mais notifica casos de violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos no Núcleo de Vigilância de Violência da Regional de Ribeirão Preto. Por isso, profissionais da Saúde do município foram convidadas a palestrar em encontro regional sobre o assunto.
Na ocasião, a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Marcilene Lemes, e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Elaine Lanfredi, compartilharam a experiência do município nas notificações de violência.
“A notificação é uma dimensão da linha de cuidado para atenção integral à saúde de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e suas famílias em situação de violência que prevê também o acolhimento, atendimento, cuidados profiláticos, o tratamento, o seguimento na rede de cuidado e a proteção social, além das ações de vigilância, prevenção das violências e promoção da saúde e da cultura da paz”, explicou Marcilene.
Em 2017, a equipe multiprofissional do CREAS participou de uma capacitação e, desde então, não deixou de promover as notificações.
“Daí a importância de profissionais comprometidos com olhar diferenciado para as notificações dos casos, dando visibilidade às violências no município a fim de proteger e garantir direitos por meio da rede de atenção e proteção”, finalizou Marcilene.